Comentários: 0
Laranjas há muitas: Portugal é o quarto maior produtor da UE
Eurostat

Portugal é o quarto maior produtor de laranjas da União Europeia (UE), tendo registado um total de 340 mil toneladas produzidas em 2018, numa área de 17,5 mil hectares. Só Espanha, Itália e Grécia, por esta ordem, produzem mais laranjas.

Em causa estão dados recentes do Eurostat, que permitem concluir que a produção de laranjas na UE atingiu em 2018 o maior nível desde 2010 (um total de 6,5 milhões de toneladas). Um recorde sustentado por Espanha, que absorve 56% (3,6 milhões de toneladas) da produção entre os Estados-membros.

Em termos de volume de produção, entre Espanha e Portugal, em segundo e terceiro lugares, respetivamente, encontram-se Itália e Grécia, com 24% e 14% do total produzido na UE. 

Do total produzido na UE, perto de 2,7 milhões de toneladas destinaram-se à exportação, no valor de 1,9 mil milhões de euros, sendo que 88% (2,3 milhões de toneladas) deste comércio é feito entre países da comunidade.

De referir ainda que Espanha é também o maior exportador de laranjas para destinos fora da UE, tendo exportado 161 mil toneladas em 2018, o que significa 51% do total vendido extra-UE.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade