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6 hábitos saudáveis para ser mentalmente mais forte

Ninguém nasce com essa capacidade, mas há "exercícios" que ajudam a uma vida mais feliz.

Photo by Simon Migaj on Unsplash
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Autor: Redação

Ninguém nasce mentalmente forte. Mas há pessoas mais capazes de enfrentar medos e combater inseguranças. E tudo isso passa por colocar em prática algumas ferramentas e hábitos para uma melhor gestão de pensamentos, sentimentos e comportamentos. Falamos de “exercícios” regulares, não extenuantes mas que exigem consistência, fundamentais para que seja possível encontrarmos a versão mais forte de nós mesmos.

Trabalhar a vertente psicológica pode ajudar a superar desafios, a recuperar do fracasso e até a sair da zona de conforto – algo essencial para viver melhor. A Business Insider reuniu um conjunto de seis hábitos que a pessoas mentalmente fortes adotam, que agora reproduzímos.

1 - Definir objetivos

Pessoas mentalmente fortes não olham para a vida de forma passiva. Quer queiram aprender um novo idioma ou estabelecer uma meta de condicionamento físico, desafiam-se constantemente a aprender coisas novas e alcançar novos níveis de conquista.

Desafiando-se a alcançar novos objetivos, mesmo que não tenham sucesso, são capazes de aprender com o processo.

2 - Praticar a gratidão

Em vez de pensarem que merecem melhor, as pessoas mentalmente fortes reconhecem que têm mais do que merecem. São gratas por tudo, desde a água limpa que bebem até aos amigos que têm. A gratidão ajuda-as a darem o melhor de si.

3 - Cuidar de si próprio

Algumas pessoas acreditam que cuidar de si é um sinal de fragilidade – acham que oito horas de sono são para os fracos, e relaxar na praia é para os preguiçosos.

Mas as pessoas mentalmente fortes reconhecem que precisam de recarregar as baterias se quiserem ser as melhores. Também sabem que diversão não é inimiga do sucesso, mas uma parte boa da vida. Fazem do auto-cuidado uma prioridade.

4 - Estabelecer limites

Sabem que é importante construir uma vida propícia ao desenvolvimento da força mental, e que a melhor maneira de fazer isso é estabelecer limites saudáveis.

Este tipo de pessoas não se desculpa por dar importância e proteger o seu tempo, o seu dinheiro e a sua saúde mental. Se isso significar recusar educadamente um trabalho, uma atividade ou dizer não, elas vão fazê-lo para agir de acordo com os seus valores.

5 - Tempo para estar sozinho

Estas pessoas não evitam experiências sociais, mas sabem criar tempo para si mesmas e não têm medo de ficar sozinhas com os seus pensamentos. Mas isso não significa que pensem demasiado nas coisas. Em vez disso, utilizam o tempo para resolver problemas, refletir e planear de maneira produtiva.

Esse tempo sozinhas ajuda-as a saber quem são, para que possam continuar a sentir-se confortáveis ​​na sua própria pele.

6 - Provar que está errado

Pessoas mentalmente fortes sentem insegurança assim como todos os outros, mas não se deixam levar por pensamentos negativos. Mesmo quando a cabeça lhes diz para não fazerem alguma coisa, elas põe esses pensamentos à prova e seguem em frente de qualquer maneira.

E mesmo quando acham que não podem ter sucesso, esforçam-se para tentar ultrapassar as barreiras. Todas as vezes que provam estarem errados, treinam o cérebro para olhar os erros como uma experiência.