A Free Now, que começou por se chamar MyTaxi, passa a integrar os TVDE da Kapten, que iniciou a sua atividade como Chauffer Privé.
Comentários: 0
Táxis, trotinetas e bicicletas juntos numa só ‘app’ de TVDE? Sim, a Free Now
idealista/news

Chama-se Free Now e é uma aplicação (‘app’) de mobilidade que integra em Portugal, a partir desta quarta-feira (3 de junho de 2020), serviços de TVDE – transporte em veículos ligeiros de passageiros descaracterizados que migram da plataforma Kapten, táxis, trotinetes e bicicletas elétricas numa só plataforma.

Segundo Sérgio Pereira, diretor-geral da Free Now a nível nacional, Portugal vai ser o primeiro de nove países a fazer esta migração total e foi também o país escolhido para acolher o centro de apoio ao cliente internacional da ‘app’. “Queremos ser o portal da mobilidade e queremos oferecer mobilidade como um serviço”, disse, em declarações à Lusa. “[A Free Now será a primeira] a conseguir oferecer/criar uma ‘app’ de fornecedores de mobilidade o mais abrangente possível que possa de alguma forma responder às necessidades dos utilizadores”, acrescentou.

A Free Now, que começou por se chamar MyTaxi, e que fazia o serviço de transporte em táxis através de uma aplicação de telemóvel, vai passar a integrar os TVDE da Kapten, que começou a sua atividade em Portugal como Chauffer Privé.

Será, desta forma, a primeira ‘app’ no país a oferecer tanto táxi, como TVDE, na mesma aplicação, além de trotinetes e bicicletas elétricas (da Hive), explicou Sérgio Pereira, frisando que se tratam de aplicações que pertencem ao mesmo grupo e, como tal, irá fazer-se “a migração de dados dos clientes”, de acordo com as regras de proteção de dados, já que os usuários terão de aceitar a migração.

De acordo com o responsável, não pode “acontecer uma expansão a nível nacional já”, devido à pandemia do novo coronavírus, sendo esse é “um objetivo a curto prazo”. Lisboa e Porto são então, para já, as cidades abrangidas pela Free Now, 

Sérgio Pereira considera que é “difícil oferecer um TVDE puro” fora das grandes cidades, já que tem “obrigatoriamente de usar uma plataforma que gera a massa crítica” e esta só consegue fazê-lo nas grandes cidades. Em cidades como Évora, Viseu ou Leiria, exemplificou, torna-se “mais complicado chegar a essa massa crítica e ter esse volume necessário”. “Uma ‘app’ como a Free Now, que oferece vários tipos de mobilidade, poderá mais rapidamente servir estas cidades, temos um plano a médio prazo de alargar ao pais inteiro”, adiantou.

Contando atualmente com 8.000 motoristas de TVDE na Kapten, a Free Now vai contar também com 2.500 motoristas de táxi, dispondo assim de mais de 10 mil motoristas disponíveis na capital e na Invicta. A aplicação conta ainda com 800 trotinetas e 90 bicicletas elétricas em território nacional.

“Os motoristas e os clientes vão migrar para a mesma aplicação e, juntando as duas (Kapten e MyTaxi), haverá quase um milhão de utilizadores. Os motoristas de táxi vão ter também os clientes da antiga Kapten”, explicou o responsável.

O grupo Free Now, que resulta da ‘joint venture’ do Grupo BMW e da Daimler AG, está presente em mais de 150 cidades em toda a Europa e na América Latina, disponibilizando os seus serviços a mais de 41 milhões de utilizadores em 17 mercados.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade