
As empresas em dificuldades por causa da pandemia da Covid-19 - numa situação económica difícil ou de insolvência -, mas que ainda são viáveis, podem recorrer ao novo Processo Extraordinário de Viabilização de Empresas (PEVE), um mecanismo temporário que poderá isentá-las de pagar juros de mora ao Estado. O Governo já entregou proposta de lei no Parlamento.
Este mecanismo estava previsto no Programa de Estabilização Económica e Social (PEES), tal como explica o Jornal de Negócios, que avança a notícia, e permitirá às empresas, que comprovem que até ao final do ano passado tinham um ativo maior do que o passivo, negociarem com os credores um plano de pagamento.
A proposta de lei prevê que quanto menor for o número de prestações mensais acordadas, menos juros de mora terão de ser pagos ao Fisco e à Segurança Social. Se a empresa se comprometer a pagar nos 30 dias seguintes à homologação do acordo, então os juros ficam a zeros, de acordo com a mesma publicação.
O PEVE terá de ser aprovado no Parlamento, mas espera-se que este mecanismo chegue ao terreno antes do fim das moratórias dos bancos, e que fique em funcionamento até 31 de dezembro de 2021.
Para poder comentar deves entrar na tua conta