Uso obrigatório de máscara no acesso à praia e o distanciamento social de 1,5 metros, fazem parte das regras. Mas há mais. Explicamos
Comentários: 1
Ir à praia em 2021 vai ter regras – e multas até 100 euros para quem não as cumprir
Imagem de Free-Photos por Pixabay

Ir à praia em 2021 vai ter novas regras e multas para quem não as cumprir, por causa da pandemia da Covid-19. Assim, antes de ir à praia este ano é importante saber o que pode ou não fazer. Isto porque quem desrespeitar as normas estabelecidas para evitar contágios de coronavírus durante a época balnear, habilita-se a ter de pagar uma multa que pode variar entre os 50 e 100 euros. Mas quais são os incumprimentos que estão definidos no projeto-lei que foi aprovado dia 6 de maio em Conselho de Ministros?

Ora, este ano a Polícia Marítima poderá passar multas para quem não cumprir o distanciamento de 1,5 metros entre as pessoas, quer seja no acesso à praia ou entre toalhas, revela o Jornal de Notícias citado pela imprensa. Já a distância mínima entre grupos deverá ser de, pelo menos, três metros. Usar máscaras nos acessos à praia, restaurantes, balneários e paredões na época balnear também está previsto. Tal como no ano passado, a prática desportiva com duas ou mais pessoas é proibida, revela o mesmo jornal. E se insistir frequentar uma praia que tenha excesso de lotação também poderá ter que pagar multa.

Na conferência de impressa do Conselho de Ministros que decorreu esta quinta-feira (dia 13 de maio de 2021), o Executivo de António Costa revelou ainda que os semáforos nos acessos ao areal serão para manter, mas as respetivas lotações serão alteradas. Assim, ficou estabelecido que para lotações até 50% o semáforo será verde; entre 50 e 90% será atribuido semáforo amarelo; e para locações superiores a 90% será vermelho e, por isso, proibido aceder à praia, revela o Público.

O estabelecimento de regras no acesso e utilização do areal já não é totalmente novo, já que no ano passado foram estabelecidas medidas semelhantes. A grande diferença é que enquanto no ano passado a Polícia Marítima teve a missão de sensibilizar as pessoas, este ano pode mesmo multar quem não cumpre as regras.

Os utilizadores das praias não são os únicos a ter regras bem definidas a cumprir. Os concessionários também têm e as multas podem mesmo váriar entre os 500 e 1.000 euros. Para além do uso obrigatório da máscara, os estabelecimentos devem ter as regras de utilização do espaços (medidas de higiene e segurança) afixadas em local visível. A limpeza e higiene dos equipamentos deverá ter de ser igualmente assegurada.

*Notícia atualizada às 17h50 de dia 13 de maio de 2021

Ver comentários (1) / Comentar

1 Comentários:

HH
15 Maio 2021, 12:36

como sempre, as melhores leis não servem PARA NADA, se não houver respetiva e regular fiscalização! temos visto durante a época balnear do ano passado que, de facto, NÃO houve fiscalização. sempre que estive na praia do Porto de Mós, Lagos, vi inúmeros grupos de 2 até 6 ou mais pessoas a praticar jogos de bola, raquete de praia, sem que nada nem ninguém os impeça. fiscais nem de longe à vista....
além de que, se alguém lhes chamasse à atenção, se fizeram insultar pelos infractores! tudo à boa maneira do xicoespertismo tuga... :-P

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade