Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Riqueza dos milionários dispara mas continua a ser distribuída de forma desigual

Dinheiro Vivo
Dinheiro Vivo
Autor: Redação

Os milionários viram as respetivas fortunas aumentar num ano, o que significa que a riqueza continua a estar mal distribuída. Os dados mais recentes – constam no último relatório da Wealth-X – não deixam margem para dúvidas: o número de milionários (com uma fortuna avaliada entre 5 e 30 milhões de dólares) aumentou 10,2% em 2019 face ao período homólogo, chegando agora aos 2,67 milhões em todo o mundo. 

Trata-se de uma subida que contrasta com a protagonizada em 2018 (face a 2017), que foi de apenas 1%. Segundo o Dinheiro Vivo, que se apoia nos dados do referido relatório, o número de milionários com fortuna entre cinco e 30 milhões de dólares aumentou em quase todas as regiões do mundo. 

Os ganhos não estão, no entanto, distribuídos de forma uniforme. A América do Norte liderou esta expansão, com um aumento de 15%, e a Ásia e em África o aumento também foi na ordem dos dois dígitos, de 10,3 e 10,2%, respetivamente. Já na Europa (5,5%) e no Pacífico (5,1%), o crescimento ficou abaixo da média, embora ambas tenham tido maior desempenho que o Médio Oriente (1%) e que a América Latina e Caraíbas (0%).