O mercado britânico representou 25% das dormidas de não residentes em estabelecimentos de alojamento turístico em Portugal, em maio.
Comentários: 0
Qual o impacto da abertura do corredor aéreo entre Portugal e o Reino Unido no turismo?
INE

De forma a minimizar os impactos da pandemia Covid-19 no seu território, o Reino Unido classificou os países ou territórios numa escala de cores, vermelho, âmbar ou verde, consoante o nível de risco. O governo britânico anunciou, a 17 de maio, que Portugal passava a integrar a lista verde de países, o que significava que quem entrasse em Inglaterra vindo de Portugal não teria de ficar em quarentena obrigatória.

A inclusão de Portugal na lista verde de países terá contribuído para a evolução que este mercado apresentou em maio, associado também à realização de importantes eventos desportivos neste mês em Portugal, segundo indica o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Em maio de 2021, registaram-se 200.000 mil dormidas de residentes no Reino Unido. Desde o início da pandemia, maio de 2021 foi o terceiro mês com maior número de dormidas de britânicos, apenas ultrapassado por agosto (217,7 mil dormidas) e setembro (343,0 mil dormidas) de 2020, meses em que houve a abertura do corredor aéreo entre o Reino Unido e Portugal.

Comparando com abril de 2021, o mercado britânico foi o que registou maior crescimento absoluto do número de dormidas (incremento de 179,8 mil dormidas), que representaram 34,1% do acréscimo de dormidas de não residentes verificado entre abril e maio. Este comportamento do mercado britânico teve reflexo na evolução da representatividade deste mercado.

"Em abril, as dormidas de residentes no Reino Unido representaram 7,4% do total das dormidas de não residentes, o mesmo peso relativo que o mercado francês e menos do que os mercados espanhol (quota de 13,2%) e alemão (13,0% do total). Em maio, o mercado britânico representou 25% do total das dormidas de não residentes, seguindo-se o mercado espanhol (quota de 14,3%), alemão (10,8%) e francês (9,0%)", lê-se na nota divulgada. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta