Confirmando-se as previsões do INE, trata-se de um aumento homólogo do Índice de Preços no Consumidor (IPC) face a outubro (1,8%).
Comentários: 0
Taxa de inflação aumenta para 2,6% em novembro
INE

A taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá aumentado para 2,6% em novembro face aos 1,8% registados em outubro, segundo a estimativa rápida para a inflação divulgada esta terça-feira (30 de novembro de 2021) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

“Tendo por base a informação já apurada, a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá aumentado para 2,6% em novembro de 2021 (1,8% em outubro). O indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) terá registado uma variação de 1,8% (1,1% no mês anterior). Estima-se que a taxa de variação homóloga do índice relativo aos produtos energéticos se situe em 14,2% (13,4% no mês precedente) enquanto o índice referente aos produtos alimentares não transformados terá apresentado uma variação de 0,8% (-0,7% em outubro)”, refere o INE, na sua Estimativa Rápida do IPC/IHPC.

Face ao mês anterior, “a variação do IPC ter-se-á fixado em 0,5% (valor idêntico em outubro de 2021 e -0,3% em novembro de 2020)”, conclui o instituto, adiantando que os dados definitivos referentes ao IPC do mês de novembro serão publicados dia 14 de dezembro.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade