
Rede imobiliária dá parte dos lucros para combater pobreza habitacional
A pobreza habitacional atinge milhares de famílias hoje em dia: contam-se 420.000 portugueses nesta situação. Nestas habitações, há falta de água canalizada e de acesso a eletricidade, tão importante para enfrentar os meses mais frios do ano. Para combater esta realidade, a ERA Portugal vai lançar uma campanha de angariação de fundos para a Just a Change, uma associação portuguesa que se dedica à reabilitação de casas de famílias carenciadas. Nesta parceria, a rede imobiliária vai reverter parte dos lucros de cada casa vendida até ao final do ano, para reabilitar casas no início de 2023.

Ajudas à habitação na Madeira: 136 milhões para apoiar 1.400 famílias
O Governo da Madeira prevê investir 136 milhões de euros do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) para apoiar 1.400 famílias na habitação, indicou esta segunda-feira (16 de maio de 2022) a empresa pública do setor, apontando para a construção de 783 fogos até 2026.

A nova moda para conseguir poupar: o desafio do "jejum dos gastos"
Com o fim do Natal e o início de um Ano Novo, surge a necessidade de poupar.

Sabias que a Câmara de Lisboa pode pagar-te até um terço da renda da casa? Candidaturas arrancam hoje
A partir de hoje, 15 de abril, até dia ao próximo dia 14 de maio, está a decorrer o período para que te possas candidatar ao Subsidio Municipal ao Arrendamento (SMA), da Câmara Municipal de Lisboa.

Renda apoiada: Governo e associações, a luta continua
As associações de habitação social queixam-se do aumento das rendas e da facilitação dos despejos, na sequência da entrada em vigor – há cerca de um ano – do regime do arrendamento apoiado. Já os proprietários consideram a subida de rendas justa. O Governo, por seu lado, rejeita este cenário, frisando que o valor médio das rendas desceu mais de 10%.

Lisboa: Subsídio Municipal ao Arrendamento com candidaturas abertas até dia 14 de março
O período de candidaturas à sétima edição do Subsídio Municipal ao Arrendamento (SMA), para a cidade de Lisboa, abriram segunda-feira (dia 15) e terminam a 14 de março. “A Câmara Municipal de Lisboa (CML) atribui este valor [um terço do valor da renda da casa] durante 12 meses renováveis por igual período aos agregados familiares que estiverem nas condições do programa”, lê-se no site da autarquia.
Insolvências baixam nas famílias e aumentam planos de pagamentos de dívidas
Mais de 12 mil famílias declararam falência em 2015, mas este número está cada vez mais longe do pico da crise. O número de insolvências de particulares caiu 3,8% no ano passado, enquanto o recurso a planos de pagamento das dívidas, mediados por tribunais, está a aumentar cada vez mais (subida de 40% entre janeiro e dezembro).

Dispara número de famílias com tarifa social e com desconto na fatura da luz
Mais de 108 mil pessoas (108.299) beneficiavam, em dezembro do ano passado, da tarifa social da eletricidade, que pode garantir um desconto na fatura mensal da luz na ordem dos 34%.

Governo vai mudar Lei da Renda Apoiada
O Governo quer mudar a forma como é calculada a renda dos bairros sociais e acabar com os despejos administrativos. Uma ideia – a da reversão da Lei da Renda Apoiada, que foi introduzida pelo Executivo anterior – já defendida por PCP e BE e que agora ganha mais força, com o o PS a preparar-se para apresentar uma proposta.

Renda apoiada: PCP apresentou propostas para alterar lei
O PCP apresentou na Assembleia da República dois projetos de lei sobre a renda apoiada: um tem como objetivo a imediata suspensão do atual regime e o outro visa a criação de novas regras para o seu cálculo, de forma a torná-lo mais acessível para as famílias de menores rendimentos.
IMI familiar: quase um terço das autarquias já decidiu aderir
A cerca de um mês para terminar o prazo que as autarquias portuguesas têm para informar a Autoridade Tributária se aderem ou não ao chamado IMI familiar, perto de um terço dos municípios do país já decidiram que no próximo ano vão dar benefícios às famílias com filhos na hora de pagarem o imposto municipal sobre imóveis, tal como prevê o Orçamento do Estado.

Famílias portuguesas vivem “sem margem” e dependem dos avós
As famílias vivem em Portugal "sem margem" para surpresas no orçamento e os avós e mulheres têm servido de "almofada" para os efeitos da crise, revela um estudo realizado no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra.

Deco Alerta: A minha família vive em dificuldades financeiras. Como podemos ter um desconto na luz?
Os descontos na fatura de eletricidade é o 62º tema da Deco Alerta.

Cerca de 2.800 famílias já beneficiaram do Mercado Social de Arrendamento
Cerca de 2.800 famílias já beneficiaram do Mercado Social de Arrendamento (MSA), que conta atualmente com 1.020 imóveis para arrendar com rendas 20% a 30% inferiores aos valores de mercado.

Lisboa: “Efeito da nova lei das rendas não está ainda no seu pleno”, diz vereadora da habitação
Paula Marques, vereadora da habitação da Câmara Municipal de Lisboa, considera que o “efeito da nova lei do arrendamento urbano não está ainda no seu pleno”. Prova disso é o facto do Subsídio Municipal de Arrendamento não estar a ser bem sucedido.
IMI: fica a saber quem está isento este ano
Perto de 350 mil agregados familiares deverão este ano ficar isentos de pagamento do Imposto Municipal sobre os Imóveis (IMI), em vez dos anteriores 300 mil. Em causa estão famílias cujo rendimento anual esteja abaixo dos 15.295 e tenham um imóvel de valor patrimonial até 66 500 euros. E a partir deste ano, este benefício fiscal já não tem que ser solicitado como acontecia até agora. As Finanças cruzam dados e atribuem a isenção de IMI automaticamente.

INE vai visitar 18 mil famílias para saber as reais condições de vida em Portugal
Uma grande operação estatística está prestes a arrancar em Portugal. No total, serão 250 técnicos do Instituto Nacional de Estatística (INE) no campo, até ao final do ano para desenvolver o novo Inquérito às Despesas das Famílias 2015 (IDEF 2015). E para traçar uma verdadeira radiografia das condições reais de vida no país, as equipas do INE vão visitar mais de 18 mil famílias dentro das suas casas.

Habitação social: disparam pedidos no Porto
A crise económica e financeira continua a ter efeitos na vida dos portugueses. A norte, na zona do Grande Porto, é sobretudo o desemprego e consequente perda de rendimento que está a afetar a classe média. E muitas famílias veem-se obrigadas a pedir apoio. À Câmara do Porto chegaram pedidos de cerca de 1500 agregados familiares para habitação social. Cerca de metade já foi aceite.

Cáritas ajudou a pagar 1.923 rendas a famílias carenciadas
A Cáritas Portuguesa recebeu, em quatro anos, 1.923 pedidos de ajuda de famílias que não conseguem pagar a renda de casa. Quase metade do dinheiro dado pelo Fundo Social Solidário da instituição – 829 mil euros em 1,8 milhões de euros – teve como destino este fim. Os outros pedidos frequentes à Cáritas visam obter ajuda para pagar água, luz, gás e medicamentos.
Coimbra: câmara tem 12 casas para 500 pedidos de ajuda
O Departamento de Habitação da Câmara Municipal de Coimbra prevê ter apenas 12 habitações disponíveis este ano para responder aos quase 500 pedidos de ajuda enquadrados em situação de emergência. O alerta foi deixado pelo vereador da CDU Francisco Queirós, que adiantou que “há quatro anos a lista de pedidos de emergência tinha menos de 100 famílias”.

Câmara de Valongo entrega casas a famílias carenciadas
A Câmara Municipal de Valongo entregou, dia 23, casas de arrendamento social a seis famílias carenciadas do concelho.

há luz ao fundo do túnel para quem quer salvar a casa
a crise está a obrigar muitos portugueses a ter de entregar a casa ao banco, porque não conseguem cumprir com os respectivos créditos à habitação. mas desde o início do ano que se encontra em vigor legislação que dá hipóteses às famílias de não perder a casa.
câmara do porto acusada de decisão “lesiva do direito à habitação”
o observatório dos direitos humanos (odh) considerou “lesiva do direito à habitação” uma decisão da câmara municipal do porto que negou um pedido de residência a uma família que estava há quatro meses a viver numa tenda.

segurança social sustenta quase metade dos portugueses
quase metade dos portugueses (4,8 milhões) depende da segurança social para viver, um número acima da população empregada (4,5 milhões). são sobretudo pensionistas, a que se somam os desempregados.

programa especial de realojamento com taxa de execução de 90%
o programa especial de realojamento (per) tem hoje, 20 anos depois da sua criação, uma taxa de execução superior a 90%, tendo realojado quase 35 mil famílias que viviam em barracas nas áreas metropolitanas de lisboa e porto.