Caberá ao novo Governo decidir. Já em abril vai chegar a Portugal novo cheque da bazuca europeia com destinos bem definidos.
Comentários: 0
PRR na habitação
Foto de Tirachard Kumtanom en Pexels

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) destinado a Portugal terá 16,6 mil milhões de euros para investir, 14 mil milhões dos quais a fundo perdido e 2,6 mil milhões em empréstimos. E as verbas a fundo perdido deverão crescer ainda mais. Isto porque o novo cálculo de subvenções com base na perda do PIB em termos reais durante a pandemia resulta, para já, num ajuste de 1,5 ou 1,6 mil milhões de euros. Mas o valor real desta folga no PRR só vai ser conhecido em junho. E onde vai ser aplicado? A habitação é uma das matérias prioritárias para várias forças políticas.

Inicialmente, o cálculo das subvenções de cada Estado-membro foi realizado tendo por base projeções e não dados concretos. E, por isso, à medida que os dados macroeconómicos vão sendo publicados, os valores vão sendo ajustados. Foi daí que resultou a nova folga no PRR, que ainda não é definitiva, já que agora, para o cálculo de 30% dos apoios PRR está a ser usada a queda de 8,4% no PIB em 2020 e uma subida estimada de 4,9% em 2021, os dados até agora avançados pelo Instituto Nacional de Estatística. O valor final e efetivo só deverá ser revelado em junho, refere o ECO.

E onde poderá ser a nova verba do PRR aplicada? Várias forças partidárias apontam a habitação como uma prioridade, já que os apoios previstos no plano são insuficientes face às necessidades do país. Uma maior aposta no ambiente, tendo em conta as alterações climáticas, é outro ponto em cima da mesa. Mas não há, ainda, nenhuma decisão à vista.

Há, agora, todo um processo a seguir. “Primeiro, a Comissão Europeia tem de confirmar o resultado do exercício e definir os critérios da utilização das verbas que vier a apurar. Só depois se poderá negociar e decidir sobre o seu destino, o que, seguramente, caberá ao próximo Governo”, explicou fonte oficial do Ministério do Planeamento citada pelo mesmo meio. Note-se que o novo Governo só deverá tomar posse, na melhor das hipoteses, no dia 29 de março, segundo disse o Presidente da República.

Mais casas em Portugal
Foto de PhotoMIX Company en Pexels

Regras da bazuca europeia deviam ser "mais flexíveis"

Esta nova folga orçamental da bazuca europeia será bem-vinda aos países, mas poderá não ser suficiente para fazer face aos novos desafios colocados pela guerra na Ucrânia.

Como o contexto atual marcado pelo conflito entre a Rússia e a Ucrânia é bem diferente do existente à data em que se desenharam as prioridades e regras do PRR, o ministro do Planeamento admite que a “Comissão Europeia deve estar aberta para que os PRR possam ser flexibilizados para um contexto que produz fortes alterações nas condições de desenvolvimento de alguns destes projetos”. Nelson de Souza admite ainda que deverá ser preciso “rever orçamentos e regras”, com “prazos flexíveis” e até a entrada e saída de projetos, disse citado pelo Público.

Novo cheque da bazuca europeia chega em abril

Bruxelas deverá aprovar na próxima quinta-feira, dia 24 de março de 2022, o primeiro pedido de desembolso do PRR. Em causa está o pagamento de 1.162 milhões de euros líquidos que deverão ser enviados para Portugal já em abril, tal como refere o mesmo jornal. Recorde-se que em agosto de 2021, Portugal recebeu 2.200 milhões de euros adiantados, o equivalente a  13% dos 16,6 mil milhões do PRR.

Este valor vai servir para comprar 600 mil computadores para estudantes, ao abrigo da escola digital. E não só. Vai ajudar a financiar obras de melhoria de eficiência energética e vai ainda para os cofres do Banco Português de Fomento, para a definição da política de investimentos e a criação do Fundo de Capitalização e Resiliência. Além disso e de acordo com o ministro do Planeamento, parte deste valor também vai ajudar a cobrir a despesa nacional que foi necessário assumir temporariamente.

Onde é que o PRR vai ser investido?
Foto de Karolina Grabowska en Pexels
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta