
As redes sociais, com as suas vantagens e desvantagens, tornaram-se críticas nos últimos anos para o desenvolvimento de muitas atividades económicas, como a mediação imobiliária. Sabendo-se hoje que para o seu êxito um agente imobiliário deve focar-se no networking e na procura constante de novas relações para o alimentar, as redes sociais tornaram-se numa ferramenta imprescindível, avisa Massimo Forte.
O consultor, coach e formador apresenta um conjunto de dicas para ajudar os agentes imobiliários a trabalhar as redes sociais, construir uma marca pessoal e assim fazerem mais e melhores negócios.
"Foi depois da minha mais recente participação no evento INMAN Connect em Nova Iorque, um evento que há mais de 25 anos se realiza para o mercado da mediação imobiliária e que se foca na tecnologia ao serviço da mediação, que consegui fazer um upgrade importante sobre estratégia para redes sociais de agentes imobiliários evidenciando os principais pontos que todos devem considerar para manter esta relação saudável", começa por dizer Massimo Forte, neste artigo preparado para o idealista/news.

Estratégias para aumentar resultados dos agentes imobiliários nas redes sociais
Este namoro, de quase 20 anos, vem de quando as redes sociais começaram lentamente a fazer parte da vida profissional e pessoal de qualquer agente imobiliário. A evolução desta “relação” tem sido bastante rápida e dinâmica, sendo o grande desafio para qualquer agente, a atualização sobre ferramentas disponíveis, mas principalmente, sobre as melhores estratégias de utilização das redes sociais para conseguirem os melhores de resultados.
Perante este frenesim de atualizações, o agente imobiliário tem de manter-se calmo e focar-se no que realmente importa. Massimo Forte recomenda que estes profissionais não deverão pretender tornar-se num digital manager, mas sim pensar em como delegar esta tarefa a alguém especialista na área.
Delegar, explica o formador, não significa abandonar. O agente imobiliário deverá ser sempre responsável pela estratégia e conteúdo que pretende comunicar deixando a forma para o especialista, esse sim terá de estar a par dos aspetos técnicos que estão em constante atualização.
As recomendações de outros clientes é futuro dos agentes imobiliários
Apesar de em Portugal termos muitos agentes que já têm o seu negócio largamente alavancado pelas recomendações e porque não, referências, há ainda um longo caminho a percorrer no que diz respeito à criação de bases de dados sólidas e qualificadas que possam produzir novos contactos todos os meses para criar o efeito de bola de neve que todos os negócios procuram ter.

É aqui que as redes sociais entram, todas elas desde o Facebook ao Tik Tok possibilitam a atividade de recomendação, mas que segundo Massimo Forte talvez seja mesmo a mais importante, apesar de ser a menos óbvia à primeira vista.
Hoje, grande parte das pessoas vão à procura de um profissional para verificar a sua existência, relevância e competência através da sua identidade digital “googleando” o nome do profissional e descobrindo as suas características, interações, associações, opiniões e avaliações na internet e depois nas respetivas redes sociais, antes de o contactar diretamente. O Google identifica este fenómeno como o ZMOT, (sigla em inglês para Zero Moment of Truth, que em português significa Momento da Verdade Zero) na jornada de contacto do cliente.
Marca Pessoal é tudo na mediação imobiliária
Um profissional da mediação imobiliária não será imune à primeira impressão dos outros, e possivelmente será escolhido por aquilo que comunica como marca, e claramente por aquilo que as pessoas dizem dele, a sua notoriedade composta por confiança e credibilidade será um fator critico de sucesso hoje e no futuro da sua atividade.

Por isso, redes socias sim, e muito cuidado na forma como se apresenta e aparece. É preciso ter sempre em conta o seu target e o contexto antes de comunicar. Ser autêntico, genuíno e único, e evitar o copypaste, porque afinal os outros percebem quando estão perante uma cópia. Além disso, o logo será sempre a cara do agente imobiliário e é determinante para construir a sua marca pessoa. Por isso, tem de habituar-se a aparecer, argumenta o consultor, coach e formador na área do imobiliário.
Vídeo, Vídeo e Vídeo para conseguir mais impacto nas redes sociais
Se os imóveis são avaliados ainda hoje pelas três características básicas e fundamentais do imobiliário: localização; localização; localização, as redes sociais não abdicam do que mais as destaca: vídeos; vídeos e mais vídeos. O Youtube tem mais de 20 anos e hoje já se transformou numa rede social, o Instagram é a evolução do Facebook, e os vídeos, sejam eles Reels ou não, são os que trazem mais engagement e se integram na rede social do momento, o Tik Tok.

A imagem está a tornar-se a comunicação de hoje e das próximas gerações mesmo que saibamos que será sempre muito mais impactante e eficaz a longo prazo comunicar com e através de comunicação verbal, para-verbal e corporal. Mas é na imagem que passa em segundos que pode captar um potencial cliente ou seguidor para uma ação mais consumidora do seu tempo, como seja descobrir mais sobre a mensagem ou ler um texto.
Criar uma comunicação que saiba despertar os sentidos é crucial e com o vídeo conseguimos ver, ouvir e ler ao mesmo tempo e de forma rápida.
Saber medir os resultados das redes sociais é saber evoluir
As métricas em rede social são fáceis de obter quando se sabe como obtê-las e como relacioná-las. Tudo é automaticamente medido, mas vai ser preciso analisar e, para isso, há que investir algum tempo a aprender o que as métricas dizem, para depois tomar decisões com base na própria análise, ou com base na análise de quem lhe presta este serviço ao agente imobiliário, para este saber se deve continuar ou não com a estratégia de comunicação que definiu.
Hoje as métricas que indicam um maior nível de engagement são por exemplo, posts guardados, posts partilhados e comentários. Estes últimos vão permitir interação com os seguidores, por isso haverá que considerá-los muito relevantes e responder a todos de forma simpática, positiva e sempre que possível empática.
Não se deve tentar convencer os haters, entenda-se, e quem não gosta ou critica negativamente sem objetivo construtivo, deve responder-se sempre, mesmo que as opiniões sejam diferentes das suas ou simplesmente ignorar, caso tenham sido mal educados.
As stories são a nova “Netflix”
Todos as vemos e consumimos até de forma demasiado longa. As stories têm esse poder de captar a atenção com a revelação do que vai acontecer a seguir. Esta inspiração vive de uma técnica simples que se resume a 3 pontos que se devem comunicar: dizer onde está; o que anda a fazer, e principalmente, porque o está a fazer.

Por fim, para manter esta relação forte e saudável entre agentes imobiliários e redes sociais Massimo Forte diz que há ainda alguns factos que não se podem descurar:
- A comunicação é para os outros e não para si mesmo. Concentrar-se nas pessoas com quem está a “falar”, quem são, o que são, o que gostam, o que fazem, como reagem, como gostam de interagir, etc.
- Para que tudo funcione, seguir uma regra bem antiga, a regra da consistência! Planear, e mais do que quantidade, apostar na qualidade do que se traz para esta relação;
- Uma relação saudável só se consegue com autenticidade e transparência. No fundo cada agente é único e é isso que as pessoas querem saber sobre essa pessoa, sobre os seus clientes, sobre o seu serviço e sobre as experiências que podem vir a ter ao contratar os seus serviços.
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