
Adam Weitsman, um multimilionário norte-americano, decidiu comprar um apartamento na Flórida (EUA) por 23,5 milhões de dólares (cerca de 21,3 milhões de euros ao câmbio atual) depois de vê-lo na conhecida rede social Instagram. "Foi amor à primeira vista", disse em entrevista ao The Wall Street Journal. A propriedade está localizada em Sunny Isles (Flórida) e destaca-se por ter sete quartos, piscina, sauna e um terraço de 700 metros quadrados (2m).
A operação foi realizada através do agente imobiliário Chad Carrol, que recebeu a chamada de Weitsman para saber mais detalhes sobre o imóvel. Carrol enviou-lhe as plantas do apartamento, fotografias e vídeos e, além disso, o bilionário também pôde fazer um tour virtual pela casa. Weitsman ficou tão impressionado que fez uma primeira oferta, embora não tenha assinado o contrato final até ver a propriedade.
De qualquer forma, deve-se notar que a negociação entre o vendedor e o promotor do edifício, Fortune International Group, foi muito simples e rápida. Na verdade, foi tudo assinado em apenas 24 horas, apesar do valor da operação.
"Esta venda é uma prova do poder das redes sociais no setor imobiliário. Estou a ter mais negócios do que nunca graças à minha forte presença online", disse o agente imobiliário Chad Carroll ao The Wall Street Journal. Carroll tem cerca de 500.000 seguidores na sua conta do Instagram.
Aliseda e Aedas, dois pioneiros
A realidade é que comprar casas sem visita presencial e 100% online é uma prática cada vez mais comum. De facto, empresas como a Aliseda oferecem essa opção aos seus clientes. A única etapa que não poderá ser feita online é a escritura do imóvel, mas Eduard Mendiluce, CEO da empresa, garantiu em março de 2021 que trabalhariam para atingir esse marco o mais rápido possível.
“Queremos que o cliente possa comprar ou vender a casa quase que imediatamente, assim como quando se compra qualquer outro produto pela internet. Queremos que os clientes tenham uma experiência 100% digital, embora isso não signifique que deixemos de fazer vendas físicas”, afirmou na altura Mendiluce.
A promotora Aedas também entrou neste segmento em 2019 com o lançamento do Aedas Live. Graças a esta plataforma desenhada pela promotora, o cliente pode visitar virtualmente alguns dos projetos da empresa sem sair do sofá e ainda fechar a compra com sinal.
Para poder comentar deves entrar na tua conta