O especialista em investimentos revela os seis fatores que um verdadeiro líder empresarial tem de ter para ser bem-sucedido.
Comentários: 0
qualidades de um lider
flickr_commons

Warren Buffett é atualmente a quinta pessoa mais rica do mundo, atrás de Elon Musk, Jeff Bezos, Bernard Arnault e Bill Gates, segundo a revista Forbes. Graças à sua brilhante carreira nos negócios, é uma importante referência no campo da economia e finanças, e parte do seu sucesso deve-se à escolha de bons profissionais para trabalhar nas suas empresas. Apresentamos-te as 6 qualidades que Buffett procura num líder antes de contratá-lo.

Com uma fortuna estimada em 118 bilhões de dólares, o que equivaleria a aproximadamente 107,58 bilhões de euros, o magnata é considerado uma das pessoas mais influentes do mundo. A maior parte dos seus lucros vem da holding Berkshire Hathaway, através da qual começou a comprar ações em 1962. Hoje em dia não é apenas o seu maior acionista, mas também o presidente e diretor da empresa.

1. Honestidade

Isto é algo fundamental num líder. É importante que a pessoa escolhida tenha a capacidade de se conectar com outras e gerir a equipa com base na verdade. Para conseguir resultados reais, é preciso rejeitar más ações e corrupção.

2. Cumprir objetivos e dar o exemplo

"Líderes que falam sobre integridade cumprem os seus compromissos e fazem o que está certo." Ao definir uma meta, é importante que um líder dê o exemplo para o resto da equipa. Isso não significa que eles não possam estar errados, mas a sua atitude deve ser consistente com o que eles pedem aos funcionários.

3. Reconhecer o trabalho

Algo que um bom profissional não deve fazer é aproveitar o seu ‘status’ para monopolizar os holofotes. Quando um funcionário faz um bom trabalho, é importante dar-lhe o reconhecimento que merece, pois essas ações mantêm os membros de uma empresa motivados e fazem com que se sintam valorizados.

como ser um bom líder
unsplash

4. Conhecer a equipa

Um líder geralmente não tem muito tempo livre para se dedicar a tudo o que é preciso durante o horário de trabalho, mas é importante reservar um tempo para conhecer os trabalhadores que estão a seu cargo. “Líderes com integridade dão prioridade a conhecer a sua equipa para crescer.”

5. Escuta ativa

Quando o trabalho em grupo é realizado, é normal que surjam conflitos e discrepâncias. Para evitar que isso afete a dinâmica da empresa, é necessário ouvir ativamente e tentar entender todos os pontos de vista. Quando surge um problema entre dois ou mais trabalhadores, um líder saberá prestar atenção a ambos os lados antes de chegar a uma conclusão.

6. Autenticidade

Num conflito, às vezes tendemos a esconder o nosso verdadeiro caráter, especialmente se não estivermos num ambiente de proximidade. No entanto, um verdadeiro líder trabalha da forma mais realista possível e apresenta o seu melhor e mais autêntico eu.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta