Apoio de 125 euros começou a ser pago dia 20 de outubro. Explicamos como podes saber se o cheque já foi transferido.
Comentários: 0
Pagamento do cheque de 125 euros
Pexels

O tão esperado cheque de 125 euros já começou a ser pago aos contribuintes esta quinta-feira, dia 20 de outubro. E é possível saber se o pagamento deste apoio extraordinário do Estado já foi ou não processado pelas Finanças. Explicamos como neste artigo preparado pelo idealista/news.

Para ajudar os portugueses a enfrentar a elevada inflação que se faz sentir no país – e que se fixou em 9,3% em setembro -, o Governo de António Costa decidiu atribuir um apoio extra aos rendimentos dos trabalhadores, no valor de 125 euros. E a este valor acresce 50 euros por dependente. Sabe neste artigo se tens direito ao cheque de 125 euros.

Este apoio extraordinário do Estado começou a ser pago esta quinta-feira, dia 20 de outubro pelas Finanças aos trabalhadores. E uma vez que o pagamento do cheque de 125 euros será realizado por transferência bancária é importante que tenhas o teu IBAN atualizado nas plataformas.

Quem é trabalhador e reúne as condições para receber este apoio – ter um rendimento bruto inferior a 2.700 brutos por mês – pode verificar no Portal das Finanças exatamente o valor que vai receber e se o processamento do pagamento já foi realizado. Os beneficiários de apoios sociais deverão receber o apoio de 125 euros mediante transferência pela Segurança Social no próximo dia 24 de outubro.

Apoio de 125 euros
Portal das Finanças

Como verificar pagamento do cheque de 125 euros passo a passo

Para saberes se o Fisco já te pagou o apoio extra aos rendimentos, só terás se seguir estes passos:

1. Autentica-te na plataforma do Portal das Finanças;

2. Pesquisa por “Apoio Extraordinário” (ou em alternativa clicar aqui);

3. Acede à opção “Apoio Extraordinário - Apoio Extraordinário atribuído pela AT”;

4. Verifica a informação na página intitulada “Consultar Apoio Extraordinário Atribuído pela AT”.

Pagamento de apoio de 125 euros
Portal das Finanças

Chegada a fase final, saberás qual é valor do apoio que te foi atribuído (quem tem filhos ou dependentes a cargo recebe mais de 125 euros). E o estado do processo, que pode ser um dos seguintes:

  • Aguarda pagamento;
  • Transferência emitida: aqui foi já dada ordem de pagamento devendo o apoio ser recebido na conta bancária nos próximos dias;
  • Transferência paga;
  • Aguarda confirmação de IBAN: verifica se tens o teu IBAN registado no Portal das Finanças e se está no estado de “confirmado”;
  • Transferência rejeitada pelo banco: neste caso a ordem de pagamento foi rejeitada pelo teu banco, pelo que deves atualizar o teu IBAN no Portal das Finanças.

De notar que “relativamente aos dependentes, a consulta da atribuição do apoio apenas pode ser consultada na página pessoal dos responsáveis ‘parentais’ identificados nas declarações de rendimentos”, esclarece a AT num documento publicado na sua página.

Se ainda não recebeste o teu cheque de 125 euros não te preocupes. O ministro das Finanças, Fernando Medina, revelou que o pagamento deste apoio será realizado a um ritmo de 500 mil transferências por dia, pelo que o processo deverá ficar concluído nos próximos dez dias.

Se, por outro lado, não te for atribuído pelas Finanças este apoio extraordinário, aparecerá uma mensagem na página apontando os motivos: ou por não teres o IRS de 2021 válido ou por não seres o titular de rendimentos da declaração de IRS, esclarecem desde a AT.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta