
Com um aumento de 35% em relação ao relatório do ano passado, a Apple mantém, em 2022, a liderança do ranking das marcas mais valiosas do mundo, com um valor total de 355.100 milhões de dólares, um aumento de 35% em relação a 2021. Este é o maior valor de marca já registado na história do relatório Global 500, publicado anualmente pela Brand Finance desde 2007.
Determinar o valor financeiro de uma marca é uma tarefa difícil. O ranking Brand Finance mede o valor das marcas, que podem ser vistas como ativos intangíveis relacionados com o marketing, que cria identidade e reputação de marca entre os consumidores. Por isso, tenta traduzir essa medida em termos financeiros.
A Apple domina o mercado de smartphones, especialmente nos EUA, onde mais de 50% destes equipamentos são iPhones. Segue-se na lista a Amazon, com um valor de marca de 350.300 milhões de dólares. A Google (263.400 milhões) e a Microsoft (184.200 milhões) completam o top quatro das maiores empresas de tecnologia dos EUA, seguidas por outro gigante da distribuição, a Walmart (111.900 milhões).
Tecnologia e serviços, o setor mais valioso
Destaque para o salto que a TikTok deu. A rede social teve um aumento de 215% no valor da marca nos últimos anos, tornando-se a que mais cresceu na lista: ocupa agora o 18º lugar, com 59.000 milhões de dólares.
Entre 2019 e 2021, a base de utilizadores da TikTok disparou, passando de 291,4 milhões para 655,9 milhões. Se este crescimento continuar, a rede social poderá ter quase mil milhões de utilizadores até 2025, segundo projeções da Insider Intelligence.
Mais de um terço das marcas incluídas na lista pertencem ao setor de tecnologia e serviços. Ao todo, esta categoria tem um valor de marca de 2.000 milhões de dólares. O setor dos meios de comunicação é o segundo mais valioso: cerca de 19% das 100 principais marcas pertencem ao setor dos media e telecomunicações, que inclui, por exemplo, a Google, o Facebook e o WeChat.
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