Agora é oficial: a taxa de inflação em Portugal desceu para 4,0% em maio, segundo dados divulgados esta quarta-feira (14 de junho de 2023) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Trata-se de uma diminuição de 1,7 pontos percentuais (p.p.) face a abril, tal como apontavam os números provisórios já anunciados pelo INE.
“Esta desaceleração é em parte explicada pelo efeito de base resultante do aumento de preços da eletricidade, do gás e dos produtos alimentares verificado em maio de 2022. A isenção de IVA num conjunto de bens alimentares essenciais também contribuiu para a desaceleração registada em maio, estimando-se um impacto sobre a variação do IPC total de cerca de 0,8 p.p.”, lê-se no boletim do INE.
O instituto adianta ainda que o indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) registou uma variação de 5,4% (6,6% em abril).
- A variação do índice relativo aos produtos energéticos diminuiu para -15,5% (-12,7% no mês precedente);
- O índice referente aos produtos alimentares não transformados desacelerou para 8,9% (14,1% no mês anterior).
De referir que num ano, em maio de 2023 comparativamente com o mesmo mês do ano passado, a taxa de inflação homóloga recuou bastante, tendo passado de 8,0% para os já referidos 4,0%. Foi em outubro de 2022 que foi atingido o valor mais elevado dos últimos anos: 10,1%.
Para poder comentar deves entrar na tua conta