Comentários: 0
Consumo de carros elétricos é seis vezes mais barato que a gasolina
GTRES

Ter um carro elétrico vale a pena? Se olharmos apenas para consumo, talvez. Fazer uma viagem de 100 km (entre Porto e Vila Real, por exemplo) num carro elétrico – com bateria carregada em casa – custa dois euros, sendo que a mesma distância percorrida com um motor a gasolina ronda os 12 euros, segundo a Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos (UVE).

Um veículo gastará, segundo as contas da associação, um preço de 12 cêntimos por kWh num consumo médio de 15 kWh por 100 km. Ainda assim, se for necessário parar num posto de carregamento rápido, o preço da energia já custará três vezes mais, isto é, cerca de seis euros, o equivalente a 40 cêntimos por kWh.

De acordo com os cálculos da UVE, citados pelo Dinheiro Vivo, a mesma viagem num carro a gasóleo custará cerca de nove euros (1,49 euros por litro, gastando seis litros aos 100) e a gasolina cerca de 12 euros (1,69 euros por litro, para sete litros aos 100).

Mudanças podem fazer preços da eletricidade subir

A partir de 1 de novembro os carregamentos de veículos elétricos começam a ser pagos nos postos rápidos da rede de mobilidade elétrica e, segundo outras contas que a UVE já fez, eletricidade pode sair ainda mais cara que o diesel.

A associação olhou para os tarifários dos operadores dos postos e também dos comercializadores de energia elétrica (Galp Power, EDP Comercial, Prio e eVaz) e concluiu que 3,20 euros é o preço mais barato para um carregamento rápido de 30 minutos, para um consumo médio de 15 kWh/100 km num veículo elétrico, utilizando uma tarifa bi-horária (fora de vazio).

Tendo em conta os valores médios, e segundo os cálculos, a Prio tem o preço mais alto por carregamento (7,11 euros). A EDP é a mais barata (5,97 euros), seguindo-se a Galp (6,21 euros) e a eVaz (7,03 euros).

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade