Será que a tarifa de eletricidade com bi-horário compensa? Conhece os horários mais baratos e fica a saber como poupar.
Comentários: 0
bi-horário compensa
Pixabay

Os preços da eletricidade em Portugal não param de aumentar. Com a subida dos preços devido à inflação e à Guerra da Ucrânia, muitos são os portugueses que procuram conhecer as melhores formas para reduzir as despesas. E se te disséssemos que uma delas é conhecer as opções horárias da tarifa de eletricidade? Assim, poderás poupar energia, ajudar o ambiente e ainda diminuir os gastos.

A tarifa bi-horária, como o próprio nome sugere, refere que a energia elétrica consumida terá dois preços diferentes. Neste artigo, vamos entender se o bi-horário compensa e como pode alterar os teus hábitos de consumo.

O que significa a opção horária na tarifa de eletricidade?

Quando falamos de opção horária na tarifa de eletricidade referimo-nos aos horários que fazem variar o preço da energia. Por um lado, o preço da eletricidade consumida poderá ser o mesmo em todas as horas do dia mas, por outro, pode variar ao longo do dia.

bi-horário EDP
Pixabay
Na verdade, existem três opções horárias:

  • Tarifa simples: o preço da energia elétrica é sempre o mesmo todos os dias da semana (incluindo os fins de semana) e em qualquer época do ano, independentemente de ser verão ou inverno; 
  • Tarifa bi-horária: o preço da energia elétrica é diferente para dois horários. Encontramos aqui as horas fora de vazio (símbolo sol)  e as horas de vazio (símbolo lua) que variam consoante os dias da semana e a época do ano (verão e inverno);
  • Tarifa tri-horária: o preço da energia elétrica é distinto em três horários, as horas de vazio (símbolo lua) , as horas de cheias (símbolo sol) e as horas de ponta (símbolo ^). Os horários vão variar consoante os dias da semana e também a época do ano. Esta tarifa horária é muito repartida e não é aconselhada a quem consome entre as 9h e as 10h30 e entre as 18h e as 20h30.

Antes de selecionares uma destas tarifas, terás que optar pelo ciclo horário diário ou ciclo horário semanal. Conhece a seguir a diferença entre estas opções.

O que é um ciclo diário e um ciclo semanal?

Quando falamos do ciclo horário este poderá ser ciclo diário, no qual os períodos horários são idênticos todos os dias. Por sua vez, no ciclo semanal existem diferenças entre os dias úteis e os fins de semana.

A melhor opção vai realmente depender dos teus hábitos de consumo de eletricidade. Para aqueles que não querem perder muito tempo e sentem que os ciclos horários geram alguma confusão quando estão a ler a fatura de eletricidade, deverão optar pelo ciclo diário, com horários fixos todos os dias da semana.

Bi-horário EDP: Qual o horário?

Ainda não sabes qual o horário do bi-horário? O bi-horário distingue-se em horas de vazio e horas de fora de vazio.

  • Horas de vazio: são as horas do dia em que a eletricidade é mais barata. Tal acontece durante a noite e também aos fins de semana;
  • Horas fora de vazio: horas do dia em que o consumo de eletricidade é mais caro e ao qual deverás utilizar alguns eletrodomésticos de maneira limitada, porque poderás pagar demasiado na tua fatura ao final do mês.

Na imagem seguinte é possível conhecer exatamente os horários da tarifa bi-horária de eletricidade, a fim de perceberes qual a que melhor se adapta às tuas tarefas.

Bi-horário diário
Horas de Vazio
00h - 08h
22h - 24h
Horas Fora de Vazio
08h - 22h
Bi-horário Semanal no Verão
Segunda a Sexta
00h - 07hHoras de Vazio
22h - 24hHoras Fora de Vazio
Sábado
00h - 09hHoras de Vazio
14h - 20h
22h - 24h
09h - 14h Horas Fora de Vazio
20h - 22h 
Domingo
00h - 24hHoras de Vazio
Bi-horário Semanal no Inverno
Segunda a Sexta
00h - 07hHoras de Vazio
22h - 24hHoras Fora de Vazio
Sábado
00h - 09h30Horas de Vazio
13h - 18h30
22h - 24h
09h30 - 13h Horas Fora de Vazio
18h30 - 22h 
Domingo
00h - 24hHoras de Vazio

Qual o horário mais barato na tarifa bi-horária?

Como foi possível constar na imagem anterior, quem tem o bi-horário em ciclo diário terá a energia mais barata entre as 22h e as 8h da manhã do dia seguinte, todos os dias da semana.

Contudo, quem escolha a opção bi-horária em ciclo semanal, os horários ao fim de semana em que a eletricidade é mais barata vão variar consoante as época do ano. Através da tabela seguinte especificamente estes horários.

Bi-horário: Horas em que a eletricidade é mais barata
Segunda a Sexta
00h - 07hVerão e Inverno
22h - 24h
Sábado
00h - 09h30Verão
13h - 18h30
22h - 24h
00h - 09hInverno
14h - 20h
22h - 24h
Domingo
00h - 24hVerão e Inverno

Deverás optar pelo ciclo que melhor se adapte à tua realidade de consumo. A seguir respondemos à tua principal dúvida para perceber se o bi-horário compensa ou não.
 

Mas afinal o bi-horário compensa ou não?

Não é fácil escolher entre a tarifa simples e a tarifa bi-horária ou mesmo a tri-horária. No entanto, o ciclo bi-horário compensa quando a maioria dos teus consumos são feitos durante a noite, ou seja, nas designadas horas do vazio. Segundo a EDP, quem escolhe a tarifa bi-horária deverá realizar 40% dos seus consumos diários nas horas de vazio.

máquina de lavar roupa
Unsplash

Se decides utilizar a máquina de lavar roupa ou a máquina de lavar loiça entre as 22h e as 08h, então esta é a melhor opção porque a energia está a ser cobrada a um preço mais baixo. Realmente é tão simples quanto isto. Por exemplo, quem trabalha até ao final do dia e gosta de tratar da vida do lar durante a madrugada, o bi-horário vai ajudar-te a poupar nas tarefas domésticas.

No caso de preferires fazer a tua vida doméstica durante os fins de semana, então a melhor opção é o bi-horário do ciclo semanal. Não te esqueças que ao utilizar grandes eletrodomésticos durante as horas de fora do vazio, o bi-horário não compensa. Neste caso, o valor cobrado pela energia é muito alto e faz mais sentido optar pela tarifa simples.

Como um ler um contador bi-horário?

Sabias que com o ciclo bi-horário terás que ler o contador de uma maneira muito particular? Depende essencialmente do tipo de contador de eletricidade que tens na tua casa. Explicamos-te tudo a seguir.

  • Contador estático: Para ler um contador bi-horário terás que prestar atenção aos algarismos de vazio (identificados como “1”, ”1.8.1”, ”67”, ”T1” ou 8.1) e aos algarismos de fora do vazio (identificados como “2”,“3”, ”1.8.3”, ”69”, ”T3” ou 8.3);
  • Contador híbrido: os algarismos correspondentes às horas de vazio aparecem com o símbolo de meia lua e os valores de fora do vazio aparecem em forma de sol;
  • Contador eletromecânico: existem 2 mostradores nestes dispositivos, em que em horas de vazio surgem com o símbolo de meia lua e as horas de fora do vazio com sol. Podes percebê-lo como funciona na prática através da imagem abaixo.

como ler contador bi-horário
EDP

Como posso aderir ao bi-horário?

Para aderir a uma tarifa bi-horária de eletricidade terás que entrar em contacto com a companhia de eletricidade com a qual contrataste o serviço - que pode ser a EDP Comercial, a Endesa, a Goldenergy, a Galp Energia, a Iberdrola, etc. - e pedir para fazer a mudança.   

A mudança para o bi-horário não tem qualquer custo e pode ser feita a qualquer momento. Além disso, também não será necessário proceder à mudança de contador e este torna-se capaz de distinguir entre as horas de vazio e as horas de fora do vazio.

Ao mudares para a tarifa bi-horária mantêm-te atento ao preço do kWh/dia e faz as contas perante a potência dos eletrodomésticos para perceber se realmente faz sentido este ciclo. Se achas que pode ser mais vantajosa a tarifa bi-horária então contacta a companhia e solicita a alteração.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade