
As famílias têm cada vez mais poupanças nos bancos residentes em Portugal. Segundo revelou o Banco de Portugal (BdP), o stock de depósitos dos particulares voltou a crescer em fevereiro para 192,8 mil milhões de euros, o que constitui um novo máximo histórico.
“No final de fevereiro de 2025, o stock de depósitos de particulares nos bancos residentes totalizava 192,8 mil milhões de euros, mais 250 milhões de euros do que em janeiro”, indicou o BdP no boletim publicado esta quinta-feira, dia 27 de março.
Este é mesmo o novo valor total de depósitos das famílias mais alto na série, cujo início remonta a 1979. E bateu o máximo registando em dezembro de 2024, quando tinha atingido os 192,7 mil milhões de euros.
Mas porque subiu o montante total de poupanças das famílias nos bancos? “Esta variação resultou do aumento de 242 milhões de euros das responsabilidades à vista (constituídas quase na íntegra pelos depósitos à ordem) e do aumento de 9 milhões de euros dos depósitos a prazo (que incluem os depósitos com prazo acordado e os depósitos com pré-aviso)”, explica ainda o regulador liderado por Mário Centeno.
Relativamente a fevereiro de 2024, o stock de depósitos das famílias cresceu 6,5% (6,8% em janeiro), tendo-se verificado uma desaceleração da taxa de variação anual pelo quarto mês consecutivo.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta