
Nunca houve tanto dinheiro guardado nos bancos pelas famílias portuguesas. O montante total de depósitos dos particulares chegou aos 192,7 mil milhões de euros no final de 2024, o maior valor desde que há registos contabilizados pelo Banco de Portugal (BdP).
“No final de 2024, o stock de depósitos de particulares nos bancos residentes totalizava 192,7 mil milhões de euros, mais 12,9 mil milhões de euros do que no final de 2023”, lê-se no boletim estatístico do BdP publicado esta quarta-feira, dia 29 de janeiro. Este é o maior valor de sempre registado pelo regulador numa série que se inicia em 1979.
Em termos anuais, os depósitos dos particulares aumentaram 7,3% no final de 2024. Este crescimento reflete a inversão da tendência verificada nos anos anteriores: “Desde 2020 que o crescimento dos depósitos vinha a desacelerar, tendo mesmo sido registado um decréscimo de 1,4% em 2023”, nota o regulador português.
A nível regional, os depósitos de particulares concentravam-se principalmente nas regiões Norte (57 mil milhões de euros) e Grande Lisboa (55 mil milhões de euros), seguida pelo Centro (30 mil milhões).
É precisamente nos depósitos a prazo onde há mais dinheiro aplicado. “Os depósitos a prazo (que incluem os depósitos com prazo acordado e os depósitos com pré-aviso) aumentaram 13,4 mil milhões de euros, para 112,5 mil milhões de euros”, lê-se ainda. Pelo contrário, as responsabilidades à vista (constituídas quase na íntegra pelos depósitos à ordem) reduziram-se 0,5 milhões de euros, para 80,2 mil milhões de euros.
Este aumento de depósitos a prazo surge numa altura em que as remunerações estão em baixa, devido às recentes descidas das taxas de juro diretoras pelo Banco Central Europeu (BCE). Mas os baixos juros nos depósitos a prazo também significam baixo risco para os portugueses.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta