
Ao consultar os movimentos do teu cartão de crédito apercebeste-te de algo estranho: pagamentos que nunca fizeste. Não foste a nenhuma loja, não compraste nada online, e ainda assim, o dinheiro desapareceu. A explicação? Provavelmente foste vítima de uma fraude bancária — um fenómeno que continua a afetar milhares de consumidores em Portugal. Sabe como te podes proteger e o que fazer em caso de clonagem ou utilização indevida do teu cartão neste artigo da Deco Alerta.
A rubrica semanal Deco Alerta é assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor* para o idealista/news e destina-se a todos os consumidores em Portugal.
Ao consultar os meus movimentos bancários, deparei-me, recentemente, com pagamentos indevidos com o meu cartão de crédito. Não fiz qualquer movimento nas últimas semanas com esse cartão, nem em loja física, nem através da internet. Consultei o banco que me informou que, certamente, terei sido alvo de “esquemas fraudulentos”. Perante esta situação, o que se deve fazer ou acautelar?
Sabemos que muitos consumidores têm sido vítimas de “esquemas” que visam “sacar” dinheiro, através da apropriação indevida de dados pessoais associados a cartões para, posteriormente, os utilizarem, por exemplo, para levantar dinheiro ou fazer compras.
Para prevenir situações destas, deixamos-te umas dicas para adotares comportamentos que reduzem o risco de fraude:
- Não forneças os teus dados pessoais e códigos dos cartões bancários.
- Ao utilizares a caixa automática, verifica se o equipamento se encontra em bom estado. Ou seja, se não está danificada, partida ou alterada. Se tal acontecer, não deves inserir o cartão, pois tal poderá significar que, poderá ficar retido ou na pior das hipóteses, ser alvo de fraude/clonagem.
- Se o cartão ficar retido, deves contactar de imediato o teu banco (entidade emitente do cartão) ou verificar os contactos existentes no site do Banco de Portugal que te ajudarão a encontrar o emissor do seu cartão. Se, porventura, não conseguires a devolução do mesmo, deves pedir a anulação do cartão de imediato, de forma a evitar problemas de maior, tais como apropriação indevida dos seus dados pessoais.
- Cuidado ao inserir o PIN na Caixa Automática. Este deverá ser sempre pouco notório, ou seja, deves esconder ao máximo o PIN, bem como poderá até utilizar a sua mão de modo a evitar ‘olhares curiosos’.
- No momento de pagar em terminais de pagamento, verifica bem qual o valor que se encontra no visor, pois poderá haver discrepâncias. Se tal acontecer, não digites o teu PIN, pois se o fizeres estás a dar o teu consentimento para com o valor apresentado.
*Conta com a equipa da Deco através do número de telefone 213 710 227, do WhatsApp 966 449 110 ou do email deco@deco.pt.
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