cartões de crédito

Cartões bancários: cuidados essenciais para evitar fraudes

Ao consultar os movimentos do teu cartão de crédito apercebeste-te de algo estranho: pagamentos que nunca fizeste. Não foste a nenhuma loja, não compraste nada online, e ainda assim, o dinheiro desapareceu. A explicação? Provavelmente foste vítima de uma fraude bancária.
Concurso público para projeto na Quinta das Lavadeiras

Concurso público para projeto na Quinta das Lavadeiras gera polémica

Foram identificadas 11 propostas potencialmente fraudulentas no concurso público de conceção Habitação na Rua da Quinta das Lavadeiras, em Santa Clara, Lisboa, que foi promovido pela Lisboa Ocidental SRU, com a assessoria técnica da Secção Regional de Lisboa e Vale do Tejo da Ordem dos Arquitetos (SRLVTOA), revelou a própria secção regional da Ordem dos Arquitetos (OA). A situação vai merecer participação ao Ministério Público.
Fraudes no setor imobiliário

Fraudes no imobiliário: há 38 arguidos num processo de usucapião

Está a decorrer um processo em julgamento, no Tribunal de Faro, relacionado com a figura jurídica de usucapião. Tem 38 arguidos e envolve transações fraudulentas, sendo que em três anos 22 prédios mudaram de dono sem que os legítimos proprietários se tivessem apercebido de terem perdido o direito à propriedade. 
cartões de crédito

Fraudes com cartões bancários: o que fazer e como evitar

Quando se trata de utilizar cartões bancários, todo o cuidado é pouco. Isto porque há cada vez mais tentativas de burla e fraude nesta matéria. Em caso de perda, roubo, furto, apropriação indevida do cartão ou se suspeitares que este foi clonado ou falsificado, deves notificar de imediato o emitente do cartão. Ainda assim, há alguns cuidados que deves ter quando utilizas cartões de pagamento e que podem proteger-te de potenciais situações de fraude. Explicamos tudo no artigo desta semana da Deco Alerta.
Black Friday 2022

Black Friday 2022: como escapar às fraudes nas compras online

A Black Friday começa no próximo dia 25 de novembro, ainda que a maioria das lojas já tenha arrancado com várias promoções ao longo deste “Black Month”. E à medida que a Sexta-Feira Negra se aproxima, são muitos os que se prepararam para fazer compras online a preços de saldo durante vários dias. Como nunca é de mais relembrar, nesta época é importante ficar atento a possíveis fraudes e evitar ser enganado.
Reembolso de impostos: Fisco alerta para novos emails falsos

Reembolso de impostos: Fisco alerta para novos emails falsos

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou esta quarta-feira, dia 18 de agosto de 2021, para a circulação de mensagens de correio eletrónico fraudulentas que estão a ser enviadas a alguns contribuintes para que recebam um alegado reembolso.“A AT tem conhecimento de que alguns contribuinte
emails fraudulentos

Reembolso do IRS: Fisco alerta para emails fraudulentos

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou os contribuintes para o envio de mensagens de correio eletrónico fraudulentas, supostamente provenientes do Portal das Finanças para o reembolso do IRS, com um 'link' para páginas maliciosas, que recomenda ignorar."Estas mensagens são falsas e de
Agarra a Black Friday... mas não te deixes apanhar pela Black Fraude

Agarra a Black Friday... mas não te deixes apanhar pela Black Fraude

E eis que a sexta-feira negra chegou. Com ela chegaram a euforia, a loucura dos preços baixos, as promoções “bombásticas”... mas também os falsos descontos. Se quiseres mesmo antecipar os presentes de Natal, deves preparar-te antes de visitares as lojas ou de fazeres compras online. Para escapar à Black Fraude há algumas dicas preciosas que não deves perder de vista. Deixamos-te algumas.
Terrenos investigados por fraude geram prejuízo de 156 milhões para Novo Banco

Terrenos investigados por fraude geram prejuízo de 156 milhões para Novo Banco

Um conjunto de três terrenos rústicos na margem sul do Tejo poderá vir a gerar uma perda de 156 milhões de euros de euros para o Novo Banco. Este prejuízo potencial - que se soma a tantos outros num momento delicado da instituição bancária que resulta dos despojos do BES e que o Banco de Portugal está a ter dificuldades em vender - será gerado pela insolvência da Paprefu, empresa à qual o antigo BES deu financiamento. Os terrenos terão um valor atual de mercado entre 10 e 20 milhões de euros.

Caso do papel comercial do BES: lesados podem recuperar até 75% das perdas

Boas notícias para os mais de dois mil lesados do papel comercial do BES. Os investidores vão, afinal, poder recuperar até 75% do capital aplicado no produto do antigo banco liderado por Ricardo Salgado. A garantia foi dada pelo advogado Nuno Vieira, que representa a maioria dos lesados, após uma reunião esta segunda-feira com representantes da CMVM, Banco de Portugal, BES, Governo, Associação de Lesados e advogados.
Fraude: estagiários do IEFP obrigados pelas empresas a devolver salários

Fraude: estagiários do IEFP obrigados pelas empresas a devolver salários

Um novo escândalo acaba de rebentar, envolvendo um caso de fraude nos estágios profissionais financiados pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). Muitos patrões obrigam, ilegalmente, os estagiários a devolver à empresa parte do salário que é comparticipado (entre 20% e 35%) e impõem-lhes que paguem a taxa social única (23,75%) que teria de ser a entidade empregadora a cobrir.

Apresentações quinzenais dos desempregados acabam em outubro

O parlamento vai analisar esta quarta-feira (dia 13) um texto conjunto, acordado entre o BE e o PS, que prevê o fim da obrigatoriedade de apresentações quinzenais dos desempregados nos centros de emprego ou juntas de freguesia a partir do dia 1 de outubro. Trata-se de uma medida que foi criada pelo ministro Vieira da Silva no governo de José Sócrates para diminuir as fraudes com o subsídio do desemprego.
governo terá duas mil casas com rendas sociais até final do ano

fraudes no mercado de arrendamento estão a aumentar

a oferta de imóveis com anúncios tentadores aumentou nos últimos tempos, sendo que o departamento de investigação criminal da psp diz estar atento às fraudes existentes no mercado imobiliário, sobretudo no que diz respeito ao arrendamento de casas.