Comentários: 0

Portugal foi o quinto país da União Europeia (UE) que mais recorreu a empréstimos para financiar a dívida pública em 2013, com este instrumento a representar 44% do financiamento total. Trata-se de um valor muito superior ao verificado na média da UE: 16%.

Segundo o Eurostat, a emissão de títulos (como promissórias e obrigações, excluindo ações e produtos financeiros derivados) foi o instrumento financeiro usado pela maioria dos Estados-membros, com 81% da respetiva dívida pública a ser financiada dessa forma, mas em Portugal este valor ficou-se pelos 51%.

A liderar a lista de países que mais recorreram a empréstimos como forma de financiamento encontra-se a Estónia (86%). Seguem-se, por esta ordem, Grécia (75%), Chipre (59%), Letónia (54%) e Portugal (44%), conforme referido em cima.

Pelo contrário, em 2013, Malta (92% da dívida pública total), Rep. Checa e Reino Unido (90%), Bélgica e Eslovénia (87%) e Eslováquia (86%) registaram os níveis mais altos de financiamento da dívida pela emissão de títulos.

Radiografia do dia: Como é que os países da UE financiaram a dívida pública em 2013?
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta