Comentários: 0
Receita do IVA na restauração chega aos 650 milhões este ano
GTRES

A receita do IVA do setor da restauração e similares poderá chegar aos 650 milhões de euros no final do ano, mais 400 milhões face ao montante que entrou para os cofres do Estado em 2011, ano em que a hotelaria e restauração ainda contava com a taxa reduzida de 13% (atualmente é de 23%). Em causa estão números avançados pelo Ministério das Finanças.

Segundo o Diário Económico, que cita Paulo Núncio, secretário de Estado dos Assuntos Fiscais (SEAF), o aumento da taxa de IVA na restauração para 23% “cumpriu o objetivo de consolidação orçamental”, gerando um encaixe esperado de perto de 650 milhões de euros em 2014. “[Corresponde] a um aumento expressivo de cerca de 160%” face a 2011, adiantou, salientando que nos primeiros sete meses do ano o IVA entregue pelo setor da restauração registava um aumento homólogo de 7,8%.

O contributo do setor para a receita do IVA representava 249 milhões de euros em 2011, o que significa que a subida da taxa de IVA de 13% para 23% levou, no final de 2012, a que esta receita mais do que duplicasse para 521 milhões de euros. No ano passado, a receita do IVA passou para 596 milhões

De referir que a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) entrega hoje no Parlamento uma petição pela reposição da taxa de IVA de 13%. “Não pedimos a baixa do IVA, lutamos pela sua reposição”, defende a entidade. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta