Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

IVA

Últimas notícias sobre "IVA" publicadas em idealista.pt/news

Baixar impostos para reduzir preços das casas não é solução - diz ministro

O ministro das Infraestruturas e Habitação defendeu que a diminuição da carga fiscal no setor da construção não irá resultar na redução dos preços das casas e apelou à cooperação entre o setor público e privado.

Notícia sobre:

OE2022: máscaras e geles desinfetantes continuam com IVA reduzido

As máscaras de proteção respiratória e os geles desinfetantes cutâneo vão continuar a estar sujeitos à taxa reduzida do IVA no próximo ano, de acordo com a proposta do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), já entregue na Assembleia da República – a votação final global está agendada para o dia 25 de novembro.

Notícia sobre:

IVAucher: saldo já pode ser utilizado

Notícia sobre:

Como ter descontos no IVAucher? Consumidores têm de aceitar novos termos

A segunda fase do programa IVAucher começa esta sexta-feira (1 de outubro de 2021), estando a gestora da iniciativa, a Saltpay, a contactar por email os consumidores que já se inscreveram, pedindo-lhes que validem os novos termos de adesão e de política de privacidade. Apesar de não haver um prazo fixado, só depois de o fazerem poderão usufruir dos descontos. Paralelamente, as pessoas que não se inscreveram podem fazê-lo em qualquer altura.

Notícia sobre:

Como beneficiar do IVAucher? Descontos podem ser aproveitados com MBWay

Quem quiser beneficiar dos descontos que acumulou ao abrigo do programa IVAucher – o período para acumular saldo terminou dia 31 de agosto de 2021 – também poderá utilizar a aplicação (app) para smartphones MBWay, desde que o cartão bancário associado seja de um banco aderente. A expectativa do Ministério das Finanças é que todas as entidades sejam incluídas, ou seja, que todas adiram, entretanto, ao programa IVAucher. 

Notícia sobre:

IVAucher: recibos verdes têm de registar faturas até 24 de setembro

Os trabalhadores independentes (a recibos verdes) que queiram beneficiar dos descontos do IVAucher têm até dia 24 de setembro para classificar as faturas como estando fora do âmbito do seu trabalho. Quem não cumprir o prazo volta a poder participar no programa em novembro, mês em que haverá um novo período de validação de faturas. O período para acumular saldo do programa IVAucher, recorde-se, terminou dia 31 de agosto de 2021.

Notícia sobre:

IVAucher à lupa: conselhos práticos a ter em conta para beneficiar do programa

O IVAucher entrou em vigor dia 1 de junho de 2021, apresentando-se como uma medida que visa incentivar o consumo no turismo, abrangendo os setores mais afetados pela pandemia da Covid-19: a restauração, o alojamento e a cultura. No artigo desta semana da Deco Alerta explicamos-te tudo sobre o programa, nomeadamente sobre a possibilidade de usufruir do mesmo através da compra de bilhetes para concertos ou festivais através de plataformas eletrónicas. 

Notícia sobre:

IVA pago em todas as compras online fora da UE: há novas regras a partir de julho

Todas as compras online feitas fora da União Europeia (UE) vão passar a pagar Imposto Sobre o Valor Acrescentado (IVA) a partir de 1 de julho de 2021, independentemente do valor do objeto e da data em que o mesmo foi adquirido. Em causa está uma nova diretiva comunitária, que dita o fim da atual isenção de IVA nas compras online extracomunitárias até 22 euros.  

Notícia sobre: