Comentários: 0
Banca nacional e FMI desconfiam do sucesso do programa do BCE

Portugal vai poder beneficiar de compras de dívida até 28,3 mil milhões de euros, no âmbito do programa lançado pelo Banco Central Europeu (BCE), anunciado ontem e que prevê a compra mensal de até 60 mil milhões de euros. O sistema financeiro nacional suspeita, no entanto, do sucesso desta medida que visa impulsionar a economia europeia.

A banca diz que não lhe falta liquidez , mas sim projetos de empresas saudáveis, segundo noticia hoje o Diário Económico.

A compra de dívida terá início em março deste ano e durará pelo menos até ao final de setembro de 2016, revelou ontem o presidente do BCE, Mario Draghi.

O BCE decidiu ainda deixar inalterada a sua taxa de juro em 0,05%, um mínimo histórico fixado em setembro do ano passado.

FMI não acredita no plano do BCE

A diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI) aplaude o programa de compra de dívida e a forma como BCE geriu o anúncio, mas considera que isso não basta para reativar a economia europeia.

“Não creio que seja suficiente para relançar a atividade europeia e dar apoio ao crescimento”, afirmou Christine Lagarde, numa entrevista à televisão pública France 2.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta