A empresa Natixis Global Asset Management (NGAM) vê com bons olhos a recuperação da economía espanhola, portuguesa e italiana. Como é possível ver na imagem, o PIB de Portugal ainda está longe do registado na Alemanha, Bélgica ou França, por exemplo, mas tem verificado uma tendência de crescimento.
Segundo Philippe Waechter, economista chefe da NGAM, o PIB português cresceu 0,5% no quarto trimestre do ano passado e 0,9% durante 2014.

Radiografia do dia: o crescimento da dívida sobre o PIB de vários países entre 2007 e 2014
A maioria do aumento da dívida global desde 2007 aconteceu nas economias desenvolvidas. E a dívida privada das famílias também subir, sobretudo nos EUA e Irlanda. Em Portugal aumentou 100% nos útimos sete anos, mas ainda assim não é dos países com mais dívida. A liderar o ranking está a Irlanda com um aumento de 172% e a Grécia com 103%.
Radiografia do dia: Dívida pública dos países europeus em relação ao PIB
A dívida pública é um dos “cavalos de batalha” da atual situação económica internacional. Este é um problema que sucede sobretudo na Europa, onde o endividamento de alguns países, como Portugal, Grécia, Itália e Irlanda, é muito superior ao respetivo PIB anual – no caso de Portugal, a dívida pública representa 128% do PIB. Outro grupo de países, que integra potencias como Espanha, França, Reino Unido e Alemanha, tem uma dívida pública acima de 80% do PIB.
Radiografia do dia: Evolução do PIB português desde 2001
No terceiro trimestre, o Produto Interno Bruto (PIB) registou um aumento de 1,1% em volume em termos homólogos, mais que o aumento verificado no segundo trimestre (0,9%), revelou o Instituto Nacional de Estatística (INE). Este gráfico indica a evolução do PIB desde o primeiro trimestre de 2001.
Radiografia do dia: Evolução do PIB desde 2003
O PIB aumentou 1% no terceiro trimestre face ao mesmo período do ano passado, após a variação homóloga de 0,9% observada no segundo trimestre. Em termos trimestrais, e segundo a estimativa rápida das contas nacionais, divulgadas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o PIB aumentou 0,2% em termos reais, um crescimento menor face ao verificado no trimestre anterior (0,3%).
IMI aumenta 9,75% à boleia da atualização automática do VPT
É caso para dizer: atenção proprietários de casas. Isto porque o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) a pagar já em 2025 deverá aumentar 9,75%, devido à atualização do Valor Patrimonial Tributário (VPT) dos prédios urbanos, que é atualizado de três em três anos e foi revisto em 2024.
Revenda de imóveis: Estado poupou 148 milhões com alterações no IMT
As alterações recentes ao regime de isenção de Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT) para atividades de revenda de imóveis – introduzidas em 2023 com o pacote Mais Habitação, do ex-governo socialista – levaram a “uma redução da despesa fiscal de 229,9 milhões de euros em 2022 para 81,4 milhões de euros no ano passado”, tendo-se verificado “uma diminuição de 62,8% nas transações isentas”, ou seja, 148 milhões de euros.
Revenda de prédios: propriedade horizontal anula isenção de IMT
A aquisição de um imóvel para revenda tem, à partida, um benefício em sede de Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT). Mas o imposto terá mesmo de ser pago se se tratar de um prédio dividido para depois ser transacionado por frações, em regime de propriedade horizontal – e desta divisão resultar uma alteração do Valor Patrimonial Tributário (VPT).
Para poder comentar deves entrar na tua conta