Comentários: 0

As empresas do setor privado a operar em Portugal conseguiram reduzir o seu nível de endividamento em 19 mil milhões de euros ao longo do ano passado. O maior esforço, com resultados, foi realizado pelas microempresas, responsáveis por 39% do total de poupança.

Em doze meses, as empresas privadas portuguesas reduziram a sua dívida em 19 mil milhões de euros, algo nunca visto no passado, segundo escreve o Público, frisando que este valor equivale a mais de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

O maior contributo para esta redução do endividamento (ou desalavancagem) veio das microempresas, cujas responsabilidades financeiras diminuíram 7373 milhões de euros em 2014.

Assim, em dezembro do ano passado, o stock de dívida tinha caído 11,1% face ao mesmo período de 2013, de acordo com os dados agora disponibilizados pelo Banco de Portugal.

Tanto em termos absolutos como em termos relativos, foram as microempresas as que mais se desendividaram, contribuindo com 39% para a redução dos 19 mil milhões de euros, ainda de acordo com o jornal diário.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade