
Portugal cai no Índice de Percepção da Corrupção: é 43º em 180 países
Portugal caiu nove lugares no Índice de Percepção da Corrupção 2024: ocupava a 34ª posição e está agora na 43ª, num total de 180 países analisados, com 57 pontos, o valor mais baixo de sempre. O Índice de Percepção da Corrupção 2024, que foi divulgado esta terça-feira (11 de fevereiro de 2025) pela Transparência Internacional, tem uma escala de 0 a 100, em que 0 é o mais corrupto possível e 100 é não corrupto.

Natal e Passagem de ano: Governo concede tolerância de ponto
O Governo decidiu conceder tolerância de ponto nos dias 26 de dezembro e 02 de janeiro aos trabalhadores que exercem funções públicas no Estado, de acordo com uma nota do gabinete do primeiro-ministro.
"É concedida tolerância de ponto aos trabalhadores que exercem funções públicas nos serviços da a

Semana de 4 dias arranca em junho em empresas privadas voluntárias
O projeto-piloto da semana de quatro dias arranca em junho de 2023 em empresas privadas voluntárias, com uma duração de seis meses e sem incentivos financeiros públicos, estendendo-se posteriormente ao setor público, se tiver uma “evolução satisfatória”.
De acordo com o desenho do projeto-piloto da

Como capitalizar empresas? Vem aí um novo instrumento
O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, anunciou esta segunda-feira (15 de novembro de 2021) na tomada de posse do novo presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) um novo instrumento para a capitalização das empresas, que passará por empréstimos participativos.

Trabalhadores da Função Pública ganham mais 500 euros que os do privado
Os salários da Função Pública são cerca de 500 euros mais altos que no setor privado. Os dados são da Síntese Estatística do Emprego Público (SIEP) e do Inquérito aos Ganhos e à Duração do Trabalho (GEP) e mostram que os funcionários públicos ganharam, em média, 1.686,9 euros brutos, em julho, ao passo que o ganho médio mensal bruto dos trabalhadores do setor privado, incluindo prémios e subsídios, foi de 1.154,2 euros.

Governo dá feriado à Função Pública no Carnaval para manter tradição e servir de exemplo aos privados
Os trabalhadores da Função Pública vão ter tolerância de ponto no próximo dia 28 de fevereiro, terça-feira de Carnaval, que é um feriado facultativo. O Governo recupera assim uma tradição que, independentemente das regras definidas no Código do Trabalho, acaba por servir de exemplo ao setor privado.
Sabes quanto vais receber no primeiro salário do ano? Milhares de portugueses terão a carteira mais recheada
Os salários do mês de janeiro estão a ser processados e milhares de portugueses vão sentir alterações nos seus rendimentos líquidos, tanto no setor público como privado. Também há mudanças nas pensões. Na maioria dos casos, para melhor.
Reformas antecipadas vão voltar: guia para saberes como aceder
Suspenso sem aviso prévio desde abril de 2012, o regime que permite o acesso às reformas antecipadas na Segurança Social foi parcialmente descongelado este ano e o regresso pleno está programado para o início de 2016. Os serviços já tiveram instruções para aceitar pedidos. Apresentamos-te um guia para que saibas como beneficiar deste regime.
Empresas privadas conseguem reduzir dívida como nunca em Portugal
As empresas do setor privado a operar em Portugal conseguiram reduzir o seu nível de endividamento em 19 mil milhões de euros ao longo do ano passado. O maior esforço, com resultados, foi realizado pelas microempresas, responsáveis por 39% do total de poupança.
Sabes quanto poder de compra perdeste nos últimos três anos?
Entre 2011 e 2014, o salário líquido dos trabalhadores nas empresas privadas encolheu 5,7%. Mas com o efeito da inflação, o poder de compra (ganho médio real) no ano passado foi mais baixo do que em 2011. E para os funcionários públicos a redução foi ainda maior.
Queres receber ou não os subsídios em duodécimos? Ainda hoje tens que avisar a empresa em que trabalhas
No setor privado, quem quiser receber os subsídios de férias e Natal por inteiro, nas datas que lhes correspondem de sempre, ou repartidos em 12 meses deve formalizar, por escrito, a sua intenção à empresa em que trabalha até ao final do dia de hoje.

Reformas antecipadas descongeladas para quem tem mais de 60 anos e 40 de descontos
A partir de 2015, quem tiver mais de 60 anos e um registo de descontos superior a 40 anos vai poder reformar-se antecipadamente. O acesso à pensão antes da idade legal está congelado mas voltará a ser possível, embora de forma parcial.
FMI e comissão Europeia com ideias diferentes sobre cortes nos salários
Tanto a Comissão Europeia (CE) como o Fundo Monetário Internacional (FMI) reconhecem que muito já foi feito por Portugal no ajustamento dos salários mas tê, atualmente, visões diferentes sobre que rumo deve tomar esta matéria.
Governo quer manter pagamento de subsídio em duodécimos no privado
Os trabalhadores no setor privado podem continuar a receber os subsídios em duodécimos no próximo ano. A medida visa repetir a receita já usada este ano, em que os trabalhadores escolhem a forma de pagamento dos subsídios de Natal e férias, repartidos ao longo do ano ou de uma só vez.