Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Setor privado

Últimas notícias sobre "Setor privado" publicadas em idealista.pt/news

Trabalhadores da Função Pública ganham mais 500 euros que os do privado

Os salários da Função Pública são cerca de 500 euros mais altos que no setor privado. Os dados são da Síntese Estatística do Emprego Público (SIEP) e do Inquérito aos Ganhos e à Duração do Trabalho (GEP) e mostram que os funcionários públicos ganharam, em média, 1.686,9 euros brutos, em julho, ao passo que o ganho médio mensal bruto dos trabalhadores do setor privado, incluindo prémios e subsídios, foi de 1.154,2 euros.

Notícia sobre:

Governo dá feriado à Função Pública no Carnaval para manter tradição e servir de exemplo aos privados

Os trabalhadores da Função Pública vão ter tolerância de ponto no próximo dia 28 de fevereiro, terça-feira de Carnaval, que é um feriado facultativo. O Governo recupera assim uma tradição que, independentemente das regras definidas no Código do Trabalho, acaba por servir de exemplo ao setor privado.

Notícia sobre:

Sabes quanto vais receber no primeiro salário do ano? Milhares de portugueses terão a carteira mais recheada

Os salários do mês de janeiro estão a ser processados e milhares de portugueses vão sentir alterações nos seus rendimentos líquidos, tanto no setor público como privado. Também há mudanças nas pensões. Na maioria dos casos, para melhor.

Notícia sobre:

Reformas antecipadas vão voltar: guia para saberes como aceder

Suspenso sem aviso prévio desde abril de 2012, o regime que permite o acesso às reformas antecipadas na Segurança Social foi parcialmente descongelado este ano e o regresso pleno está programado para o início de 2016. Os serviços já tiveram instruções para aceitar pedidos. Apresentamos-te um guia para que saibas como beneficiar deste regime.

Notícia sobre:

Empresas privadas conseguem reduzir dívida como nunca em Portugal

As empresas do setor privado a operar em Portugal conseguiram reduzir o seu nível de endividamento em 19 mil milhões de euros ao longo do ano passado. O maior esforço, com resultados, foi realizado pelas microempresas, responsáveis por 39% do total de poupança.

Notícia sobre:

Sabes quanto poder de compra perdeste nos últimos três anos?

Entre 2011 e 2014, o salário líquido dos trabalhadores nas empresas privadas encolheu 5,7%. Mas com o efeito da inflação, o poder de compra (ganho médio real) no ano passado foi mais baixo do que em 2011. E para os funcionários públicos a redução foi ainda maior.

Notícia sobre:

Queres receber ou não os subsídios em duodécimos? Ainda hoje tens que avisar a empresa em que trabalhas

No setor privado, quem quiser receber os subsídios de férias e Natal por inteiro, nas datas que lhes correspondem de sempre, ou repartidos em 12 meses deve formalizar, por escrito, a sua intenção à empresa em que trabalha até ao final do dia de hoje.

Notícia sobre:

Reformas antecipadas descongeladas para quem tem mais de 60 anos e 40 de descontos

A partir de 2015, quem tiver mais de 60 anos e um registo de descontos superior a 40 anos vai poder reformar-se antecipadamente. O acesso à pensão antes da idade legal está congelado mas voltará a ser possível, embora de forma parcial.

Notícia sobre:
  •  
  •