
O preenchimento e entrega da declaração de IRS é o 39º tema da Deco Alerta. Destinada a todos os consumidores em Portugal, esta rubrica semanal é assegurada pela Deco - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news.
Envia a tua questão para a Deco, por email para gcabral@deco.pt ou por telefone para 00 351 21 371 02 20.
O preenchimento e entrega da declaração do IRS continua a ser um quebra-cabeças para a minha família. Os meus amigos disseram-me que a Deco tem um programa especial no seu site que ajuda os consumidores a preencherem a declaração. Podem dar-me mais informações sobre essa aplicação?
A aplicação, IRS sem custos, que a Deco desenvolveu em parceria com o grupo “O Informador Fiscal”, é gratuita e está disponível para todos os consumidores.
Tens de te inscrever na página e receberás um e-mail para aceder ao ficheiro de instalação e com o seu código de ativação. A aplicação ajudar-te-á a preencher a declaração de forma rápida e simples. Basta responder a algumas questões.
Depois de instalares a aplicação no teu equipamento, podes começar logo a simular, ou seja, durante o mês de março podes inserir os teus dados, mas para aceder aos dados pré-preenchidos (por exemplo, rendimentos de trabalho por conta de outrem e retenções efetuadas), terás de aguardar até 1 de abril, início oficial de entrega das declarações de IRS pela Net.
Para esta simulação, acede a: Preenchimento mais simples e rápido por questões.
Simplificámos as etapas de preenchimento. O nosso objetivo é que possas cumprir a tua obrigação o mais rapidamente possível. Fazemos algumas perguntas claras e simples, como “É casado ou unido de facto?” ou “tem filhos a viver consigo?”, ao contrário do modelo usado pelo Portal das Finanças, em que tem de saber que impressos precisa de preencher.
A nossa aplicação IRS Sem Custo oferece-te algumas novidades: sempre que é dada ao contribuinte a possibilidade de escolher a forma como as Finanças vão tributar os seus rendimentos, a nossa aplicação indica automaticamente a mais vantajosa do ponto de vista fiscal.
Tal acontecerá, por exemplo, aos senhorios que têm de decidir se o valor das rendas recebidas deve ser alvo de englobamento ou de tributação autónoma.
É uma aplicação que permite duas formas de entrega online da declaração de IRS (em ambos os casos, terás de usar a senha de acesso do Portal das Finanças):
• Enviar através da nossa aplicação sem ter de entrar no Portal das Finanças.
• Entregar o ficheiro guardado na nossa aplicação através do Portal das Finanças.
Se pretendes entregar a declaração em papel, podes fazer o preenchimento através da nossa aplicação e depois imprimir. Mas não te esqueças de comprar os impressos oficiais.
Para obteres os dados pré-preenchidos, é necessário introduzir a senha de acesso ao Portal das Finanças.
Para poder comentar deves entrar na tua conta