Comentários: 0
Deco Alerta: É verdade que vai deixar de haver comissões de manutenção nas contas à ordem?
GTRES

A eliminação dos custos de manutenção das contas à ordem e o pagamento de uma comissão mensal são o 38º tema da Deco Alerta. Destinada a todos os consumidores em Portugal, esta rubrica semanal é assegurada pela Deco - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news.

Envia a tua questão para a Deco, por email para gcabral@deco.pt ou por telefone para 00 351 21 371 02 20.

Li recentemente notícias sobre a eliminação dos custos de manutenção das contas à ordem e a substituição desses custos pelo pagamento de uma comissão mensal. É verdade? Deixamos de pagar estas despesas ou a situação manter-se-á?

O que leste é verídico. No ano passado, o Banco de Portugal (BdP), que é a entidade reguladora da banca, propôs aos bancos a criação de uma conta à ordem base. Com este tipo de conta, os custos de manutenção deixam de ser cobrados ao consumidor, mas este não deixará de ter pagar uma comissão…

Ou seja, pelo pagamento de uma comissão mensal, o consumidor tem direito a um conjunto de serviços, nomeadamente a manutenção e gestão da conta, um cartão de débito, acesso ao “homebanking”, transferências dentro do mesmo banco e a três levantamentos de dinheiro, por mês, ao balcão.

Esta preocupação não foi alheia ao facto de a DECO ter lançado uma petição que exigia o fim das comissões de manutenção nas contas à ordem em função do saldo médio. Esta solução parece dar os primeiros passos na direção certa, não obstante não satisfaz totalmente a reivindicação da DECO e não interessa à maioria dos consumidores. 

Analisámos os serviços associados e concluímos que o custo é elevado para o que a conta oferece, sobretudo se está familiarizado com a utilização do Multibanco, movimenta a conta através do “homebanking” ou domicilia o ordenado.

Assim, sugerimos que simules a conta à ordem mais barata para ti. O BdP divulga no Portal do Cliente Bancário informação que te permitirá comparar as comissões de manutenção que são praticadas pelas instituições de crédito que comercializam a conta base, permitindo-te obter elementos para comparar e optares pela conta que melhor se adeque às tuas necessidades. 

Aconselhamos-te ainda a consultar o nosso site.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta