António Brigas Afonso demitiu-se do cargo de diretor geral da Autoridade Tributária e Aduaneira menos de um ano de estar em funções e em pleno caso da chamada lista dos contribuintes VIP. O pedido de demissão já foi aceite pela ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque.
"O Diretor Geral da Autoridade Tributária e Aduaneira apresentou hoje, dia 18 de Março de 2015, o seu pedido de demissão à Ministra de Estado e das Finanças, que foi aceite", pode ler-se na nota enviada às redações pelo Ministério das Finanças.
António Brigas Afonso foi nomeado para o cargo por este Governo em julho de 2014.
O comunicado é omisso no motivo da saída, mas no foco da atualidade está a polémica em torno da eventual existência de uma lista VIP de contribuintes na Autoridade Tributária e Aduaneira (AT).
A Procuradoria-Geral da República já fez saber estar a recolher informação sobre a existência dessa alegada lista para decidir se avançava com algum procedimento e o Ministério das Finanças também pediu à Inspecção Geral das Finanças a abertura de um inquérito, lembra o Diário Económico.
A garantia de que existe esta lista VIP de contribuintes foi já dada pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos (STI), que mesmo relaciona esta lista com os 140 processos disciplinares abertos a trabalhadores que, alegadamente, acederam a ela.



Para poder comentar deves entrar na tua conta