
Os combustíveis simples., ou não aditivados, que vão estar à venda em todos os postos a partir de sexta-feira podem não ser tão baratos como se esperava, mas a lei que obriga a ter esses produtos inclui outras obrigações que podem ser vantajosas para os consumidores.
Segundo o Dinheiro Vivo, que se apoia numa portaria publicada terça-feira em Diário da República, a partir de 4 de maio, todas as bombas terão de informar qual a composição dos combustíveis que estão a vender. Desta forma, será possível saber que componentes têm os combustíveis simples não aditivados e também que aditivos têm a mais os produtos normais e os premium.
Esta informação terá de ser colocada em todas as ilhas para que seja imediatamente visível por quem está a abastecer. “A informação sobre a aditivação suplementar dos combustíveis é afixada em cada ilha destinada à dispensa de combustível, de modo a ser visível por quem abasteça”, lê-se na portaria.
Trata-se de uma medida que permite identificar melhor os vários tipos de combustível e fazer uma escolha mais informada, sobretudo agora que passará a haver quatro tipo de produtos à venda no mercado, ainda que não em todas as bombas.
Estes são os tipos de combustível que estarão à venda nas bombas já a partir de amanhã:
Simples
É o que sai da refinaria, sem aditivos, e que todos compram à Galp e usam com ou sem aditivos. Estará à venda em todas os postos na sexta, mas mais caro que a referência e que nos hiper.
Low cost
É o combustível simples que se vende nos super e hipermercados, com oito a 12 cêntimos de desconto face ao combustível normal adtivado e ainda uns 2 a 3 cêntimos mais barato que a referência.
Normal aditivado
É o que se vende desde sempre. É o simples depois de aditivado e reforçado com anti-espuma, antioxidantes e manganésio para puxar mais pelo motor.
Premium
São os simples com ainda mais aditivos que os normais e que as marcas dizem servir para melhor proteger o motor e o ambiente. São até 10 cêntimos mais caros que os normais.
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