Comentários: 0
Deco Alerta: Vou receber menos agora que entro na reforma. Há um PPR indicado para mim?
GTRES

A entrada na reforma e a constituição de uma poupança é o 53º tema da Deco Alerta. Destinada a todos os consumidores em Portugal, esta rubrica semanal é assegurada pela Deco - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news.

Envia a tua questão para a Deco, por email para gcabral@deco.pt ou por telefone para 00 351 21 371 02 20.

De acordo com as recentes previsões pouco animadoras quanto às pensões de reforma, já sei que passarei a receber um valor mais reduzido do que o meu último salário bruto. Para colmatar esta diminuição de rendimentos e evitar a instabilidade financeira, deverei constituir uma poupança?

Exatamente! Sabendo de antemão que os valores auferidos na etapa de reforma serão mais reduzidos que o último salário bruto, torna-se fundamental assegurar a constituição de um complemente de reforma que assegura a tua estabilidade financeira.

Desta forma, recomendamos que desenvolvas aplicações financeiras ajustadas ao teu perfil de investidor para que consigas construir uma poupança significativa.

Existem vários produtos financeiros através dos quais poderás aplicar as tuas poupanças com vista à sua rentabilização.

Os Planos Poupança Reforma (PPR) são as aplicações mais conhecidas e mais utilizadas pelos portugueses, sob a forma de seguros de ramo vida. Os PPR – seguro ramo vida permitem um investimento seguro com a garantia de recuperação do capital investido e de valores mínimos de rentabilidade, apresentando-se como uma solução para os investidores mais conservadores e menos disponíveis para correr riscos.

Por sua vez, os PPR sob a forma de fundos de investimento ou de pensões apresentam-se como eventualmente mais rentáveis mas também como mais arriscados. O risco deste tipo de aplicações depende da sua componente acionista que, a ser mais elevada, promove maior nível de incerteza quantos a ganhos ou perdas.

O nível de risco de cada aplicação financeira deverá ser ajustado ao perfil do investidor e é importante que demonstres explicitamente aos agentes financeiros responsáveis pela gestão das tuas poupanças quais os teus objetivos e os riscos que estás disposto a correr. Assim, poderás assegurar que as tuas poupanças são destinadas e aplicadas de acordo com o teu propósito pessoal.

Caso necessites de esclarecimentos adicionais, não hesites em contactar os nossos serviços!

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta