Comentários: 0
Deco Alerta: Cuidados a ter quando vais pedir um crédito
GTRES

Os cuidados a ter antes de se pedir um crédito, de qualquer tipo, é o 79º tema da Deco Alerta. Destinada a todos os consumidores em Portugal, esta rubrica semanal é assegurada pela Deco - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news.

Envia a tua questão para a Deco, por email para gcabral@deco.pt ou por telefone para 00 351 21 371 02 20

Estou a pensar em pedir um crédito, mas não sei que fatores devo ter em conta antes de pedir o crédito?

É uma excelente pergunta. De fato, é aconselhável que todas as pessoas que pretendam celebrar um contrato de crédito efetuem uma efetuem uma análise financeira, nomeadamente verificando vários fatores.

Em primeiro lugar, é preciso que conheças a tua situação financeira atual – nomeadamente através da elaboração de um orçamento familiar para conseguires perceber qual é o teu saldo mensal. Depois, é preciso que verifiques a tua situação profissional a médio prazo, se for instável, poderá ser um fator problemático.

Quanto ao crédito, deverás verificar qual é a taxa de juro proposta, qual o total do custo do crédito, e qual a é a tua taxa de esforço, ou seja, qual é o peso que a prestação mensal vai ter sobre o teu rendimento

Como é que eu sei qual é o mais barato?

Para saberes qual é o melhor crédito para ti, deves utilizar a Taxa Anual Efetiva Global – só assim podes saber qual é o custo efetivo do crédito que queres celebrar.

Esta taxa, além de incluir os juros, despesas de processo e comissões – engloba também os custos do seguro do crédito, impostos, etc.Por isso é a melhor ferramenta para analisares e comparares créditos, de forma a perceber qual é o melhor para ti.

Não te esqueças de comparar vários créditos!

Mas e se acontecer alguma coisa, e eu não conseguir cumprir?

Situações inesperadas poderão sempre desequilibrar o teu orçamento familiar. Antes de a situação ocorrer é importante que verifiques se o crédito que tens tem um contrato de seguro, cuja apólice se aplique à tua situação.

Se o seguro se aplicar, deves contactar a entidade para acionar a apólice.

Deves também, informar a entidade credora que estás com dificuldades, para que sejam aplicados os mecanismos legais existentes, que têm como objetivo evitar o incumprimento ou, já numa situação de incumprimento, evitar que se chegue a tribunal.

Caso tenhas dúvidas ou necessite de mais informações, contacta-nos

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade