Comentários: 0
Deco Alerta: O Natal está à porta. Cuidados a ter para que o orçamento não derrape
GTRES

Os gastos na quadra festiva que se aproxima é o 76º tema da Deco Alerta. Destinada a todos os consumidores em Portugal, esta rubrica semanal é assegurada pela Deco - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news.

Envia a tua questão para a Deco, por email para gcabral@deco.pt ou por telefone para 00 351 21 371 02 20

O Natal aproxima-se e preciso de começar a planear todos os gastos próprios desta quadra festiva. Quais são as melhores estratégias para reduzir os gastos natalícios?

A questão apresentada é fundamental e revela muita prudência.

De facto, a quadra natalícia promove, naturalmente, um aumento do consumo, uma vez que os apelos ao consumo se intensificam e os consumidores se encontram mais vulneráveis à persuasão das estratégias de publicidade, sendo mais frequentes os comportamentos de compra impulsivos e irrefletidos. Investigações recentes demonstram que os consumidores estimam que efetuarão gastos natalícios entre 300 e 500 euros, entre presentes, alimentação, decorações e eventos sociais, como festas e jantares de amigos. No mesmo sentido, os dados do Gabinete de Apoio ao Sobre-endividado da Deco demonstram uma tendência de aumento anual do número de pedidos de apoio no mês de janeiro, situação devida, em grande parte, ao endividamento registado na quadra festiva que se inicia.

Adicionalmente, o maior incentivo generalizado de recurso ao crédito, que se tem manifestado por superiores índices de concessão de crédito ao consumo, define condições que exigem um cuidado acrescido por parte de todos os consumidores.

Desta forma, a Deco considera indispensável alertar os consumidores para a necessidade de um planeamento cuidado dos gastos durante a época festiva que se inicia, de forma a promover uma gestão ajustada do orçamento disponível e, acima de tudo, prevenir situações de endividamento excessivo.

Para tal, a Deco aconselha os consumidores a fazer o seguinte:

  • Elaboração do Orçamento Mensal, de forma a identificar o saldo disponível após o pagamento de todos os encargos mensais obrigatórios – no fundo, o saldo disponível para a realização de gastos extra, como os gastos natalícios.
  • Elaboração do Orçamento Natalício, que deverá contemplar um planeamento dos gastos com presentes, alimentação, decoração e eventos sociais;
  • Quanto aos presentes, é fundamental definir uma lista de pessoas a quem oferecer presentes e quais os valores a despender. Algumas estratégias de contenção de gastos podem ser: efetuar compras online – permite uma comparação de preços mais cuidada, evita gastos com deslocações e uma tomada de decisão mais ponderada; oferta de presentes em conjunto (dividindo os gastos) ou oferta de um presente por família ou até apenas às crianças; recurso ao jogo “amigo secreto”; elaborar os próprios presentes para oferta; enviar cartões eletrónicos a fim de reduzir encargos.

Estas são algumas estratégias que podem contribuir para uma gestão mais eficaz do orçamento disponível e para a prevenção do endividamento excessivo, evitando problemas de instabilidade financeira no início de 2016.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade