
O polémico Orçamento do Estado para 2017 vai ser explicado, esta quarta-feira, pela voz do ministro das Finanças. Mário Centeno volta hoje a ser ouvido na Comissão de Orçamento e Finanças da Assembleia da República, sobre a proposta do OE2017, que deu entrada na Assembleia da República, a 14 de outubro de 2016, e cujos mapas orçamentais foram apresentados pelo Governo aos deputados na passada sexta-feira.
O governante falou sobre a proposta orçamental para o próximo ano na semana passada, mas a audição conjunta entre a Comissão de Orçamento e Finanças e a Comissão de Trabalho esteve em risco de não se realizar pela falta de mapas orçamentais com informação em contabilidade pública, tal como resume a Lusa.
Depois de controvérsia entre os deputados dos vários partidos, segundo relata a agência de notícias, foi acordado o compromisso de realizar a audição da semana passada mas de fazerem uma nova esta semana já com toda a informação orçamental na sua posse.
Os mapas da discórdia
Na sexta-feira da semana passada, ao final da noite, o Governo enviou ao parlamento os mapas em falta e que se referem às medidas de política orçamental em 2017 – já constante do relatório que acompanha a proposta de lei do OE2017 -, à conta consolidada da Administração Central, em Contabilidade Pública, e à evolução da receita fiscal líquida do Estado, 2016-2017, por imposto.
Para poder comentar deves entrar na tua conta