Comentários: 0

Quem comprar casa com recurso ao crédito bancário e decidir arrendá-la para fins habitacionais já não precisa de autorização dos bancos para o fazer. O Governo apresentou uma proposta para que as restrições atuais sejam eliminadas. Se isso acontecer os bancos vão deixar de poder aplicar penalizações, como agravar o spread, por exemplo.

A proposta integra a Nova Geração de Políticas de Habitação e está a ser apreciada pela Assembleia da República, segundo o Diário de Notícias. Até agora era possível arrendar a casa a terceiros – sem que o banco agravasse os encargos com o crédito – por motivo de desemprego ou por mudança do local de trabalho para uma distância superior a 50 quilómetros da casa comprada com recurso a empréstimo. Em outra qualquer situação os bancos teriam carta verde para renegociar as condições contratuais e optar por aplicar um spread superior ou mesmo por alterar a duração do prazo do empréstimo.

O Governo quer, com esta proposta, eliminar os motivos que restringiam o arrendamento a estes dois casos, e aumentar a oferta de casas para arrendar no mercado.

Fonte oficial do Ministério do Ambiente – tutela a habitação – disse, citada pela publicação, que este enquadramento legal deixava "de fora muitas situações em que as famílias podem ter necessidade de mudar de casa", levando-as a "permanecer numa casa que se tornou demasiado grande, ou demasiado pequena, demasiado distante ou demasiado cara para os seus rendimentos, sem terem hipótese de arrendar a casa e mudar para local mais adequado – e condenando-as muitas vezes a processos de insolvência ou a grandes dificuldades".

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta