Comentários: 0
Arrendar ou comprar? Menos de 20 anos de rendas pagam aquisição de uma casa
GTRES

Comprar uma casa, em qualquer zona do país, vai sempre sair-te mais barato do que arrendar, a longo prazo, segundo contas feitas a partir de dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). No atual contexto de alta subida de preços no mercado de arrendamento, e desde que tenhas o dinheiro para a entrada da compra do imóvel, ao fim de 18 anos a pagar renda terás a tua própria casa já liquidada junto do banco. Isto mesmo nas regiões onde se vive hoje em dia uma maior pressão imobiliária, com os preços de venda inflacionados face à mediana nacional. 

ECO fez as contas com base nos valores medianos, por metro quadrado, de arrendamentoe de venda, para cada capital de distrito do país, disponibilizados pelo INE. No caso do arrendamento, considerou apenas o valor da renda.

Já no caso da venda, tal como o jornal salienta, há dois cenários a ter em conta: o valor da venda, no primeiro; e no segundo, os custos que a propriedade de uma casa acarreta como a prestação mensal do crédito contraído para comprar a casa (incluindo o montante emprestado, juros, seguros e comissões), com base nos cálculos do simulador do Banco de Portugal, o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) a pagar a cada ano, o Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT) e o imposto de selo a pagar no momento da compra.

Tanto no arrendamento como na compra, o diário exclui despesas como água, luz e gás.

Contas feitas

Assim comprar uma casa de 100 metros quadrados em Portugal custa 93.200 euros. Arrendar a mesma casa custa 439 euros por mês. 

Ou seja, antes de completar 18 anos de um contrato de arrendamento, o inquilino já pagou o suficiente para comprar essa casa, se a renda se mantiver nesse período. A maioria dos créditos contraídos junto da banca para a compra de casa é superior a 30 anos, segundo o Banco de Portugal.

E, acrescenta o jornal online, pode demorar-se ainda menos. Em Braga, Santarém e Beja, os inquilinos não chegam a viver 15 anos numa casa para pagá-la em rendas. Já em Lisboa são precisos 21 anos para pagar o valor total da casa em rendas.

Os valores variam de região para região, mas há um traço comum: ao final do mês, mesmo contando com os custos dos impostos, seguros, comissões e juros associados aos empréstimos junto da banca, arrendar custa sempre mais do que comprar. As diferenças de custos chegam a ultrapassar os 60%.

Qual a cidade onde arrendar menos compensa?

As diferenças de custos chegam a ultrapassar os 60%. Lisboa, a zona mais cara do país para arrendar ou comprar casa, é a cidade onde a diferença entre uma e outra opção é menor, de acordo com os cálculos do ECO. Arrendar uma casa na capital tem um custo mediano de 962 euros por mês. Comprar a mesma casa terá um custo mediano de 243.800 euros. Ao fim do mês, contabilizados todos os custos, o proprietário de uma casa em Lisboa terá de pagar, durante 30 anos, 853 euros por mês.

Já no Porto, onde os custos com a habitação também são muito superiores aos da mediana nacional, a renda de uma casa com 100 metros quadrados custa 677 euros por mês. O custo mensal da compra desta mesma casa será de 450 euros por mês, ao longo de 30 anos.

No ponto oposto, Beja é a cidade onde a diferença de custos do arrendamento e da compra é maior: custa mais 68,9% arrendar, remata a publicação.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade