Comentários: 1
Fisco vai lançar programa de faturação gratuito
idealista/news

O Fisco vai criar uma aplicação de utilização gratuita para emissão de faturas. O Governo justifica a decisão com a necessidade de facilitar a adaptação dos agentes económicos ao fim das faturas em papel, de forma gradual. Saem a ganhar os pequenos e médios comerciantes, que deixarão de suportar os custos dos programas certificados.

“Um conjunto maior de empresas fica obrigado a emitir faturas utilizando exclusivamente programas informáticos de faturação certificados, prevendo-se que a Autoridade Tributária (AT) disponibilize, no futuro, uma aplicação de faturação para utilização gratuita”, lê-se num resumo em linguagem simplificada do decreto-lei do Governo que define as novas regras para a “Fatura sem papel”, publicado em Diário da República.

A lei entrou em vigor este sábado (16 de fevereiro de 2018) e prevê que, “desde que o consumidor aceite, as faturas deixam de ser impressas em papel e passam a poder ser emitidas por meio eletrónico, sendo disponibilizadas no portal das Finanças e enviadas pelo vendedor por meio eletrónico”.

Na prática os comerciantes vão deixar de estar obrigados a entregar faturas em papel aos clientes - a menos que sejam pedidas -, se tiverem um programa informático certificado, e transmitirem as faturas em tempo real ao Fisco.

A partir de 2020, as faturas passam a incluir um código único de documento e código de barras bidimensional (Código QR), “para reforçar o controlo e o combate à fraude e evasão fiscais”, mas que permitirá também que os contribuintes comuniquem faturas de despesas, para efeitos de dedução no IRS, mesmo que estas não contenham o seu número de identificação fiscal.

Ver comentários (1) / Comentar

1 Comentários:

Rui
13 Setembro 2022, 12:26

Bom dia,

Alguém tem experiência com programas de faturação gratuitos?

A realidade é que a minha empresa emite poucas faturas por mês e estou a pensar mudar para um programa de faturação online gratuito.

Encontrei este programa de faturação certificado, o IT4Billing. Parece viável e com muitas soluções.

Alguém conhece outros?

Para poder comentar deves entrar na tua conta