Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Rendimentos vs despesas: este simulador ajuda-te a calcular o orçamento familiar

Volkan Olmez on Unsplash
Volkan Olmez on Unsplash
Autor: Redação

Não ter mais despesas do que rendimentos. Esta é a regra de ouro de qualquer orçamento familiar equilibrado, que se deve procurar respeitar sempre que possível. Hoje apresentamos-te uma ferramenta que te pode ajudar nesta missão. Este simulador permite calcular o peso dos encargos do mês face aos ingressos, para poderes planear melhor as tuas finanças e evitar derrapagens.

Se quiseres manter as despesas da família controladas deves elaborar um orçamento familiar – aqui ensinamos-te a fazê-lo. O simulador do Plano Nacional de Formação Financeira, disponível no portal Todos Contam, pode ajudar-te também nessa tarefa.

Para obter resultados corretos, diz a plataforma, é importante que os valores inseridos em cada separador sejam os mais exatos possível. “Quanto mais rigorosos os dados introduzidos, mais realistas e úteis serão os resultados obtidos. Os rendimentos ou despesas cujo valor exato não é conhecido devem ser estimados e considerados pelo valor que se admite mais se aproxima do real”, lê-se no portal.

Trata-se de uma ferramenta importante, uma vez que poderás estar a gastar mais do que ganhas, colocando entraves à poupança. O melhor será fazeres o teste e consultar este guia preparado pelo idealista/news para bem gerir o orçamento familiar e evitar dívidas.