Comentários: 0
Número de "super-ricos" dispara em Portugal - há mais de 300 no radar do Fisco
Photo by Humphrey Muleba on Unsplash

O Fisco identificou 309 “contribuintes de elevada capacidade patrimonial” em Portugal. Cabem na categoria de “super-ricos” aqueles que, num ano, encaixam mais de cinco milhões de euros de rendimento e/ou concentram mais de 25 milhões de euros em património financeiro e imobiliário. Trata-se de um aumento de 30% face aos que estavam identificados há cinco anos, ainda que o número esteja longe dos valores referidos em relatórios internacionais.

No final de 2017, segundo a Autoridade Tributária (AT) – que fez chegar os dados ao Parlamento em resposta a questões colocadas pelo PCP –, estes contribuintes pagaram, ao todo, 78,5 milhões de euros em IRS, o que corresponde a uma média de 254 mil euros por ano por cada família, segundo o Expresso.

Os 309 indivíduos no radar do Fisco correspondem a mais 69 do que aqueles que estavam identificados no início de 2016, a última vez em que estes dados chegaram ao Parlamento. Apesar do aumento de 30%, a publicação refere que este número continua a manter-se longe das 1.000 famílias referidas em relatórios internacionais.

A maioria destes indivíduos é vigiada pela Unidade dos Grandes Contribuintes (UGC), que verifica os contribuintes com rendimentos acima dos 750 mil euros e/ou património superior a cinco milhões de euros.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta