Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Fraudes no IRS: Fisco alerta que há (outra vez) emails falsos a circular

A campanha do IRS arrancou esta quarta-feira, 1 de abril de 2020 e vai prolongar-se até 30 de junho.

Photo by Markus Spiske on Unsplash
Photo by Markus Spiske on Unsplash
Autor: Redação

O alerta é das Finanças, que esta quinta-feira, 2 de abril, voltou a deixar um aviso a todos os contribuintes para que não abram “mensagens de correio eletrónico provenientes de endereços como nfo.wKK@portaldasfinancas.gov.pt” ou outros similares nas quais é pedido que se carregue num link que é fornecido. 

Ao segundo dia da campanha de IRS – arrancou a 1 de abril -, as Finanças detetaram a circulação de emails com o assunto “Existem alertas pendentes de respostas AT”, a pedir aos contribuintes que respondam a esses alertas, nomeadamente através do clique num link “Consultar documentos e-fatura”, onde devem proceder ao “preenchimento da informação em falta”.

“Estas mensagens são falsas e devem ser ignoradas. O seu objetivo é convencer o destinatário a aceder a páginas maliciosas carregando no link sugerido. Em caso algum deverá efetuar essa operação“, sublinha o Fisco, que aconselha todos os contribuintes a não responderem às mensagens, não seguirem links sugeridos, nem descarregarem ou abrirem ficheiros. Recomenda ainda a leitura do folheto informativo sobre Segurança Informática disponível no Portal das Finanças.

Exemplo do email fraudulento / AT
Exemplo do email fraudulento / AT