Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Atrelado decorado por Banksy vendido em leilão por 600 mil euros

Autor: Redação

Era ainda um ilustre desconhecido quando em 1998 pintou um atrelado de um camião no festival de música de Glastonbury, em Inglaterra. Agora, Banksy é um artista do graffiti mundialmente conceituado e essa roulote pintada rendeu ao seu dono 445 mil libras (cerca de 600 mil euros) vendida em leilão.

Em 1998, o atrelado escolhido por Banksy para fazer uma pintura encomendada pela organização do festival servia de casa a um homem contratado para a montagem de estruturas do evento.

Em contrapartida, e como pagamento para utilizar a roulote como tela, Banksy teve de dar bilhetes ao dono do atrelado e pagar-lhe as despesas durante aqueles dias.

O resultado foi uma pintura, intitulada "Silent Majority" que retrata o desembarque de alguns soldados numa praia munidos de um altifalante. No topo lê-se: "É melhor não confiar demasiado nas maiorias silenciosas porque o silêncio é uma coisa frágil, basta um ruído barulhento e desaparece".

Os anos passaram, o artista tornou-se uma estrela global do graffiti e o atrelado passou a ser alvo de muitas atenções.

À BBC, o dono contou que não raras vezes se levantava e tinha dezenas de pessoas a tirarem fotografias ao painel pintado pelo graffiter.

A obra acabou por ser descoberta por uma leiloeira francesa que a comprou, mas o homem não diz por quanto.

O que se sabe é que, depois de ter estado em exposta durante o fim-de-semana numa rua de Paris, a placa metálica foi leiloada por 600 mil euros.