Comentários: 0
Casa do alcaide-mor de Estremoz será licitada por 50 mil euros
wikimedia_commons

A antiga casa do alcaide-mor de Estremoz, do século XV, classificado como monumento nacional em 1924, vai chegar ao mercado na próxima semana. A Câmara Municipal da cidade alentejana prepara-se para vender o imóvel para fins turísticos em hasta pública no próximo dia 14 de abril, com uma base de licitação de 50 mil euros.

Situado dentro do perímetro urbano de Estremoz e em Zona Especial de Protecção, o edifício está em ruínas, não restando qualquer cobertura ou estrutura, e a fachada ameaça abater, segundo conta o Público.

A deliberação de venda do edifício, diz ainda o jornal, foi tomada na reunião da Câmara Municipal realizada no passado dia 23 de março e determina que a futura utilização do que resta do imóvel “apenas será permitida para fins turísticos”, garantindo que a fachada da antiga casa “vai manter-se tal com está.”

A história do edifício que vai ser vendido para hotel

O edifício que vai ser posto à venda foi mandado construir na segunda metade do século XV, por D. Sancho de Noronha, alcaide-mor de Estremoz. Situado na Rua do Arco de Santarém, junto da porta medieval denominada Arco ou Porta de Santarém, apresenta elementos arquitectónicos mudéjares, gótico final, manuelino e renascença. Destacam-se as janelas da fachada frontal de estilo manuelino-mudéjar. 

A direção Geral do Património, citada pelo Público, adianta que a casa “terá pertencido, já em finais do século XVI, a uma filha de Febo Moniz, fidalgo da corte de D. Sebastião e procurador nas Cortes de Almeirim de 1580.”

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta