
Quinta das Canas acolhe o primeiro hotel do Barreiro
O Barreiro prepara-se para ter o seu primeiro hotel, com um investimento privado de 20 milhões de euros. A futura unidade será construída no terreno da Quinta das Canas, adquirido em hasta pública pela Câmara Municipal do Barreiro no dia 18 de julho de 2025. O lote de 7.500 metros quadrados (m2) foi vendido por cerca de 500.000 euros.

Vai nascer um resort de luxo de 60 milhões de euros em Lagos
Vai nascer na Meia Praia, em Lagos (Algarve) – junto à praia –, um resort turístico de cinco estrelas com 158 unidades. A empreitada de construção foi adjudicada à MAP Engenharia e Construção, empresa do MAP Group, e o projeto é promovido pela Sonae Sierra em parceria com a PGIM Real Estate (detida pela seguradora norte-americana Prudential) e IHSP - Iberian Hospitality Solutions, representando um investimento de 60 milhões de euros.

Primeiro hotel da marca Mondrian em Portugal vai nascer no Algarve
Chama-se Mondrian Arcaya e será o primeiro hotel da marca Mondrian em Portugal. Um “projeto emblemático” que será integrado no Arcaya, um empreendimento da Bondstone em Vilamoura, no Algarve. O memorando de entendimento para o desenvolvimento da unidade já foi assinado, revelam em comunicado a Bondstone, private equity especializada no desenvolvimento e gestão de ativos imobiliários em Portugal, e a Ennismore, empresa de hotelaria lifestyle que em 2021 se juntou à Accor.

Vila Galé investe 20 milhões num hotel em parceria com o grupo Madre
O Grupo Vila Galé investiu cerca de 20 milhões de euros num hotel em Ponte de Lima, em parceria com o grupo Madre, tendo inaugurado oficialmente o empreendimento este sábado (17 de maio de 2025). Em comunicado, o grupo diz tratar-se do hotel Vila Galé Collection Ponte de Lima Vineyards – Historic Country Resort Hotel, Conference & Spa.

PJ investiga construção de hotel em Cascais – Pinto Luz será visado
A Polícia Judiciária (PJ), através da Unidade Nacional de Combate à Corrupção, anunciou que realizou esta quarta-feira (2 de abril de 2025) buscas em Lisboa e Cascais por suspeitas de favorecimento no processo de venda de um terreno municipal destinado à construção de um hotel de luxo. O presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, confirmou as buscas da PJ na autarquia, sendo que um dos visados na investigação será Miguel Pinto Luz, ex-vice-presidente do município e atual ministro das Infraestruturas e da Habitação. O governante assegurou que sempre pautou conduta na Câmara de Cascais “pela integridade”.

Hotel do antigo tenista João Sousa em Guimarães nas mãos do Grupo Torel
O Grupo Torel é o novo proprietário do hotel vimaranense Conquistador Palace, que estava nas mãos do antigo tenista João Sousa e será convertido no Torel Royal Court. Abriu portas em 2021 e será o primeiro projeto com chancela Torel Boutiques no distrito de Braga.

Licenciamento de hotéis no Porto: câmara chumba moratória de 12 meses
A Câmara do Porto chumbou uma proposta de recomendação do BE para implementar uma moratória de 12 meses ao licenciamento de novos hotéis, considerando o movimento independente no poder e o PSD que tal seria ilegal.

Hotel da Amorim Luxury em Lisboa “está a ser reconstruído”
O número 189 da Avenida da Liberdade, em Lisboa, estava a ser reabilitado para dar lugar ao hotel de luxo JNcQUOI House, o primeiro da marca Amorim Luxury, do Grupo Amorim. Mas em junho de 2024, devido a um incêndio que deflagrou num edifício em obras na Avenida da Liberdade, as obras pararam. E faltavam duas semanas para ser inaugurado. Sabe-se agora que está de novo a ser reconstruído.

Hospital onde morreu Fernando Pessoa em Lisboa vai ser hotel de luxo
A Câmara de Lisboa aprovou esta quarta-feira (19 de fevereiro de 2025) a construção de dois hotéis na cidade, um dos quais será um empreendimento de luxo nos edifícios do Hospital de São Luís dos Franceses, no Bairro Alto, onde morreu o poeta Fernando Pessoa.

Hotéis no Algarve: projeto de 158 milhões na praia da Lota (Manta Rota)
Vai nascer na praia da Lota, em Manta Rota, no concelho de Vila Real de Santo António (Algarve), um hotel de cinco estrelas. As obras estão previstas decorrer entre 2025 e 2026 e a abertura está agendada para 2027, estando em causa um investimento de 158 milhões de euros, anunciou a autarquia.

Grupo Vila Galé abre quatro hotéis em 2025 – em Portugal e no Brasil
O Vila Galé vai abrir quatro hotéis este ano, dois em Portugal e dois no Brasil, disse o presidente do grupo, acrescentando que mantêm interesse em reforçar a presença no mercado espanhol, brasileiro e até cubano.

Operação Babel: acordo com promotores de hotéis beneficiava câmara
O antigo vice-presidente da Câmara de Gaia assumiu na quinta-feira, dia 30 de janeiro, ter acordado com os promotores de dois hotéis para custearem a estabilização da escarpa que os separava a troco da redução ou isenção de taxas, situação que beneficiava a autarquia. “O acordo era muito simples, os dois hotéis avançavam com a consolidação da escarpa e a câmara isentava-os de taxas”, afirmou Patrocínio Azevedo perante o coletivo de juízes do Tribunal de Vila Nova de Gaia na quinta sessão de julgamento.

Promotora imobiliária Fortera está a vender projeto Bonfim por 18 milhões
A promotora imobiliária Fortera, de capitais israelitas – surge no centro da Operação Babel por suspeitas de corrupção e favorecimento em projetos urbanísticos em Gaia –, está a vender um dos seus projetos, o Bonfim, localizado no Porto. O mesmo contempla a construção de uma residência de estudantes e de um hotel.

Espanhola One Shot abre segundo hotel no Porto
A empresa estatal espanhola Cofides vai apoiar a expansão internacional da cadeia hoteleira (também espanhola) One Shot, tendo financiado - com um empréstimo de um milhão de euros através do Fundo de Operações de Investimento das Pequenas e Médias Empresas (Fonpyme) - a abertura do seu segundo hotel no Porto. A unidade tem um custo total previsto de 1,5 milhões de euros.

Quinta da Cardiga ganha segunda vida como… hotel de quatro estrelas
A Quinta da Cardiga, localizada na Golegã e classificada como imóvel de interesse público desde 1952, vai ser requalificada e transformada num hotel de quatro estrelas que terá ao todo 116 quartos. O hotel Vila Galé Collection Tejo – Country Resort Hotel Convention, Spa & Equestrian Sports começa a sair do papel em 2025 e a abertura ao público da primeira fase, que contempla 71 quartos, está prevista para junho de 2026. Em causa está um investimento de cerca de 20 milhões de euros do grupo hoteleiro português Vila Galé.

De colónia de férias em forma de avião em cima da praia a... hotel
Foi durante anos uma colónia de férias para crianças e está agora ao abandono, sendo que há um projeto imobiliário em cima da mesa que prevê a sua transformação em unidade hoteleira. A antiga colónia balnear em causa, que abriu em 1974 e encerrou em 2008, encontra-se nas dunas da praia da Areia Branca (Lourinhã), na zona Oeste de Portugal, e salta à vista sobretudo quando vista do ar, por ter semelhanças com um… avião.

Grupo Jupiter terá hotel no Porto após investimento de 21 milhões
O grupo português Jupiter vai investir cerca de 21 milhões de euros na construção do seu primeiro hotel no norte do país: está a nascer junto à Avenida da Boavista, no Porto, e será o seu quinto a nível nacional, tendo três no Algarve e um em Lisboa. O Jupiter Porto Hotel, de quatro estrelas, estará concluído no segundo semestre de 2025 e terá 131 unidades de alojamento compostas por quartos e suites.

Tivoli abre novo hotel em 2025 em Vila Nova de Gaia
A cadeia de hotéis Tivoli anunciou, em comunicado, que vai abrir um novo hotel em Portugal, o Tivoli Kopke Porto Gaia Hotel, na margem sul do Douro.

Lisboa é a 3ª cidade da Europa que vai construir mais hotéis até 2026
A procura turística está a disparar em vários pontos do mundo alimentando cada vez mais o interesse dos investidores por novos hotéis. Até 2026, estima-se que haja a abertura de 1.680 unidades hoteleiras espalhados por várias cidades europeias. E uma das que concentra maior número de novos hotéis em construção é mesmo Lisboa.

Hilton abre mais três hotéis em Portugal até 2026
A Hilton anunciou esta sexta-feira (2 de agosto de 2024) a abertura de três novos hotéis em Portugal, entre 2025 e 2026, em Vilamoura (Algarve), Santiago do Cacém (Setúbal) e Lisboa, sem revelar o valor do investimento.

Vão nascer 3 novos hotéis em Lisboa (um deles num convento)
A Câmara de Lisboa aprovou na sexta-feira (dia 26 de julho) projetos para três novos hotéis, um no antigo Convento de Nossa Senhora da Graça, na freguesia de São Vicente, e dois em Arroios, propostas da liderança PSD/CDS-PP viabilizadas com a abstenção de PS.
Em reunião privada do executivo municip

Mouraria terá um Hotel Social para pessoas em especial vulnerabilidade
A Câmara de Lisboa aprovou a criação do Hotel Social, na Mouraria, projeto destinado ao alojamento urgente e temporário de pessoas em situação de especial vulnerabilidade, num investimento de 2 milhões de euros para a empreitada até 2026.

Vai nascer no Verdelago Resort um hotel de luxo com 197 quartos
Vai nascer no Verdelago Resort um hotel de cinco estrelas com 197 quartos, onde se incluem seis suites isoladas no meio do pinhal (Forest Suites). A unidade, que terá a assinatura de qualidade Marriott e uma forte componente de sustentabilidade, quer ao nível arquitetónico e de construção, quer de energia, abastecimento de água e na futura operação turística, sairá do papel após um investimento de 52,5 milhões de euros por parte da Verdelago – Sociedade Imobiliária S.A.

Terreno em Belém em vias de ser para um hotel – mas era para ter casas
Os donos do denominado “lote 6” da Rua dos Cordoeiros a Pedrouços, um terreno com uma área de 405,5 metros quadrados (m2) em Belém, requereram à Câmara Municipal de Lisboa (CML) a alteração do uso de “habitação” para “turismo”, tendo o processo estado em consulta pública até terça-feira (16 de abril de 2024). Se for bem-sucedido, o procedimento de mudança de utilização (de casas para hotel) será um dos poucos a ter luz verde, nos quatro últimos anos, na capital.

Hotéis: Nozul adia cumprimento de objetivos para ter apoio ao investimento
O W Algarve Hotel & Residences, o primeiro beach resort da Nozul na Europa, conseguiu adiar por dois anos o cumprimento dos objetivos definidos para obter apoios ao investimento de 25 milhões de euros. Em causa está a aprovação de uma minuta de aditamento a um contrato de investimento assinado dia 17 de janeiro de 2020, “a celebrar entre o Estado Português, representado pela AICEP - Agência para o Investimento e a Grand Development Co., na qualidade de casa-mãe e sócia, e a NOZUL Algarve, S. A.”, lê-se no Despacho n.º 1956/2024, pulicado em Diário da República dia 21 de fevereiro de 2023.