Comentários: 0
A Igreja de Santa Clara do Porto será um dos monumentos alvo de obras de reabilitação.
wikimedia_commons

A Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) viu aprovadas cinco candidaturas apresentadas ao Programa Operacional Norte 2020, totalizando um investimento global de 8,2 milhões de euros. Quer isto dizer que o montante em causa será aplicado na reabilitação e valorização de vários monumentos no norte do país.

“Visando a salvaguarda e proteção do património, mas também a sua dinamização, divulgação e consequente fruição por parte do público, as candidaturas apresentadas aos fundos comunitários revestem-se de um caráter transversal, dando continuidade ao trabalho que tem vindo a ser realizado ao longo dos últimos anos, num claro esforço de criação de sinergias alargadas a todo o território, com claras repercussões ao nível das economias locais”, lê-se no site da DRCN.

Estas foram as cinco candidaturas aprovadas:

“Rota das Catedrais do Norte de Portugal” – investimento de 2,5 milhões de euros, a concretizar até final de 2018. Compreende intervenções infraestruturais de qualificação e valorização no Património imóvel, móvel e integrado de sete Sés/Catedrais da Região Norte: Braga, Bragança, Lamego, Miranda do Douro, Porto, Vila Real e Viana do Castelo.

“Mosteiros a Norte” – investimento de 2,5 milhões de euros, a concretizar até final de 2018. A operação visa dar continuidade às intervenções de consolidação do edificado já realizadas nos Mosteiros de Arouca, Grijó, Rendufe, Tibães, Pombeiro e Vilar de Frades.

Castelos a Norte” – investimento de 2,5 milhões de euros, a concretizar até final de 2018. Esta operação visa intervir nos castelos raianos da Região Norte: Castelo de Montalegre, Castelo de Monforte de Rio Livre (Chaves), Castelo de Outeiro (Bragança), Castelo de Mogadouro e Castelo de Miranda do Douro.

“Igreja de Santa Clara do Porto” – Esta operação visa ações de valorização e promoção deste Monumento Nacional, classificado desde 1910. O seu atual estado de degradação obriga à realização de ações de reabilitação/conservação e restauro, assentes em critérios de rigor histórico, científico e técnico.

“Dias do Património a Norte” – investimento de 400.000 euros, a concretizar até final de 2017. Esta operação constitui-se como um projeto de turismo cultural inovador, agregador e atrativo, que utiliza como instrumentos fundamentais a programação cultural, o trabalho de mediação com as comunidades e a comunicação ao serviço da qualificação da experiência turística e da competitividade da economia regional.

De acordo com a DRCN, encontram-se ainda à espera de aprovação duas candidaturas: Museus a Norte, um investimento de 2,5 milhões de euros, e Artes no Território a Norte, um investimento de 400.000 euros.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta