Mau tempo em Portugal

Montenegro anuncia PRR nacional e mais apoios para estragos do mau tempo

O primeiro-ministro anunciou esta quinta-feira (12 de fevereiro de 2026) que haverá um Plano de Recuperação e Resiliência exclusivamente português, a que chamou PTRR, para que o país possa recuperar economicamente das consequências do mau tempo e atuar nas infraestruturas mais críticas. Durante uma visita às zonas afetadas pelas cheias em Alcácer do Sal, Luís Montenegro anunciou também que o Conselho de Ministros aprovou o aumento do montante global da linha de crédito à tesouraria de 500 para mil milhões de euros para as empresas afetadas pelo mau tempo.
Comprar painéis solares

Comprar painéis solares para casa? Famílias vão ter novo apoio

O Governo vai lançar “em breve” um novo programa de apoio à aquisição de equipamentos de mini-geração fotovoltaica para famílias, revelou esta terça-feira, dia 27 de janeiro, a ministra do Ambiente no Parlamento.Na Comissão de Ambiente e Energia, a governante explicou que o apoio terá característica
Garantia pública no crédito habitação

Garantia pública no crédito da casa: bancos utilizaram 52,8% do valor total

Os bancos portugueses utilizaram até novembro 52,8% do montante total atribuído pelo Estado no âmbito da garantia pública para compra de casa por jovens até aos 35 anos, segundo dados divulgados esta segunda-feira (5 de janeiro de 2026) pelo Banco de Portugal (BdP). No total, são 626 milhões de euros ao abrigo desta garantia num acumulado de 22.933 contratos com um valor de 4.544 milhões de euros desde o início do ano.
Programa E-lar

Programa E-Lar recebe mais de 55 mil candidaturas na segunda fase

A segunda fase do programa E-Lar, que financia com 60 milhões de euros a substituição de equipamentos a gás por fornos, placas, fogões e termoacumuladores elétricos, recebeu 55.752 candidaturas, avançou esta segunda-feira, dia 29 de dezembro de 2025, fonte oficial do Ministério do Ambiente. Desse total, 25.119 candidaturas foram aprovadas e aceites pelos beneficiários, tendo dado origem à emissão de 14.419 ‘vouchers’ para a substituição de eletrodomésticos.
Programa E-Lar

Programa E-Lar com elevada adesão – Governo garante 3.ª fase em 2026

A segunda fase do programa E-Lar arrancou há poucos dias e já estar a ter elevada adesão. Tanto que Maria da Graça Carvalho, ministra do Ambiente e Energia, assume que a verba de 60 milhões de euros já está quase esgotada. É por isso que o Governo já está a planear lançar uma terceira fase deste programa em 2026.
Instalação de painéis solares

Obras de eficiência energética vão ter financiamento facilitado em 2026

O Governo prepara um novo incentivo para a transição energética em Portugal, desta vez na forma de empréstimo. O financiamento será feito através do Banco de Fomento e poderá incluir uma bonificação adicional do Fundo Ambiental, permitindo aos cidadãos melhorarem a eficiência energética das suas habitações com condições mais favoráveis do que as dos bancos comerciais.
Fornecedores do E-Lar

Progama E-lar já arrancou – e há mais de 550 lojas aderentes

Já arrancou a nova fase do Programa E-Lar, que conta com 60,8 milhões de euros para ajudar as famílias a trocar eletrodomésticos antigos a gás e substituí-los outro outros elétricos e mais eficientes. Desta vez, as famílias contam com uma rede de fornecedores mais ampla com 564 lojas aderentes.
Casas no Porto

Programa 1.º Direito: Lisboa e Porto concentram 70% das casas

O programa 1.º Direito, apontado como uma das principais respostas à crise habitacional, está a acentuar as desigualdades regionais em Portugal. Segundo dados recentes, mais de dois terços das casas financiadas ao abrigo desta iniciativa concentram-se nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, deixando o restante território com uma fatia muito mais reduzida do investimento público em habitação acessível.
Programa E-Lar

E-Lar: IVA nos eletrodomésticos é pago - bombas de calor excluídas

Abrem esta terça-feira (30 de setembro de 2025) as candidaturas ao Programa E-LAR, que tem como objetivo melhorar o conforto térmico das habitações e apoiar as famílias na aquisição de equipamentos eficientes e na eletrificação de consumos energéticos, contribuindo para a descarbonização e para a recolha e reciclagem de equipamentos a gás. Sabe-se, agora, que as bombas de calor estão excluídas do programa e que os consumidores da classe média, apesar de não pagarem os eletrodomésticos, terão de suportar o Imposto de Valor Acrescentado (IVA) relativo à compra dos mesmos.
Programa E-Lar

Adeus gás em casa: tudo sobre as candidaturas ao programa E-Lar

O Programa E-Lar – Eficiência Energética em Edifícios Residenciais tem feito correr muita tinta. Sabe-se agora que as candidaturas ao programa – uma iniciativa do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) que visa substituir equipamentos a gás por alternativas elétricas mais seguras, eficientes e sustentáveis – estarão abertas a partir de 30 de setembro de 2025. No artigo desta semana da Deco Alerta, explicamos tudo sobre o E-Lar, nomeadamente quem se pode candidatar e como se pode aproveitar ao apoio dado às famílias.
Garantia pública no crédito habitação

Garantia pública: 89% dos créditos financiam 100% da compra da casa

Cerca de 89% dos contratos de crédito habitação com recurso à garantia pública para jovens até aos 35 anos tiveram um financiamento a 100% no primeiro trimestre, divulgou esta quarta-feira (21 de maio de 2025) o Banco de Portugal (BdP), adiantando que, no período em análise, este contratos representaram 9% do número total de novos contratos e 13% do montante de novos contratos.
Garantia pública no crédito habitação

Corrida à garantia pública do crédito – mas reforço da dotação é incógnita

A corrida ao crédito habitação está ao rubro, havendo muitos jovens aproveitar os incentivos do Governo tendo em vista a compra da primeira habitação. É o caso, por exemplo, da garantia pública do Estado, sendo que até ao início de abril os pedidos de financiamento ao abrigo desta iniciativa ultrapassavam os dois mil milhões de euros. Antecipa-se, por isso, o reforço da medida, que depende, no entanto, de um relatório a publicar pelo Banco de Portugal (BdP) em abril. O problema é que o documento não existe, não estando prevista a sua publicação.
Comprar carro elétrico

Comprar carro elétrico: candidaturas a apoios abrem esta semana

As candidaturas aos apoios para a compra de veículos elétricos em 2025 vão abrir esta semana, revelou a ministra do Ambiente no Parlamento. Maria da Graça Carvalho adiantou ainda que o Governo vai reforçar as verbas para o apoio à aquisição deste tipo de veículos, sendo que no ano passado não houve pedidos suficientes para esgotar a verba disponibilizada.