Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Estoril acolhe Portugal Real Estate Summit em setembro

VG
VG
Autor: Redação

Os pontos fortes de Lisboa como destino de investimento imobiliário no contexto ibérico, a criação de um regime de REIT (Real Estate Investment Trust) em Portugal e a tendência de abertura do financiamento a este mercado serão os temas centrais da edição de 2017 do Portugal Real Estate Summit. O evento realiza-se nos próximos dias 19 e 20 de setembro, no Hotel Palácio Estoril, e pretende atrair a Lisboa os principais investidores globais em imobiliário, refletindo sobre a crescente atratividade do mercado português enquanto destino de capital estrangeiro.

Mais de uma centena de investidores de referência já confirmaram a sua presença no Portugal Real Estate Summit, incluindo representantes das principais casas de investimento europeias e norte-americanas, um número que a organização, em comunicado, estima poder vir a duplicar, tendo em conta o sucesso da edição anterior e a crescente dinâmica do mercado de investimento imobiliário nacional, que este ano se estima possa voltar a superar os 2.000 milhões de euros transacionados.

“Os maiores investidores de private equity do mundo, bancos de investimento e investidores institucionais estiveram presentes em 2016, incluindo entidades já expostas ao mercado português e outras que viram no evento uma oportunidade única de conhecer melhor o mercado e os seus players”, diz António Gil Machado, da organização. “Tivemos mais de 300 participantes, dos quais cerca de metade eram investidores estrangeiros, e este ano, temos razões para acreditar que esta audiência vai crescer, a par da própria diversificação das origens dos investidores a estrear-se no mercado nacional, como é exemplo o capital da África do Sul”.

O programa do evento

O Portugal Real Estate Summit arranca com o enquadramento económico, a cargo do professor João Duque, acompanhado no debate por representantes da Thomsom Reuters e da Portugal In.

Nos debates centrais, participam entidades como a Varde Partners, a Deutsche Asset Management e a CBRE Global Investors, no painel sobre a atratividade e oportunidades de Lisboa; a Nomura, ING Banking e Santander Global Banking no tema do financiamento; e a EPRA, a APFIPP e a EURONEXT no debate sobre a criação de um regime de REITs em Portugal.

O programa vai ainda incluir sessões sobre “Como e Onde Investir”, focadas em temas como os veículos de investimento existentes, a otimização fiscal para o investimento imobiliário em Portugal ou a oportunidade de aquisição de NPL’s e REO’s. A apresentação do desempenho e oportunidades nos segmentos de escritórios, industrial, retalho, turismo e reabilitação urbana vão também marcar a agenda destas sessões paralelas.

A organização do evento

Organizado pela Iberian.Property, o evento tem o duplo objetivo de fornecer informação qualificada sobre o mercado imobiliário português à comunidade internacional de investidores e facilitar o encontro entre os principais decisores da indústria.  

Reúne um amplo apoio da indústria imobiliária, com os patrocínios da Abreu Advogados, Aguirre Newman, CBRE, Cushman & Wakefield, Deloitte, JLL e da firma de advogados Morais Leitão Galvão Teles e Soares da Silva, além do Grupo SIL. No campo dos patrocínios institucionais, alinham a ACAI, APAF, APFIPP, APPII, ASPRIMA, EPRA, RICS e ULI.