Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Novo Banco põe à venda carteira de crédito malparado de 640 milhões

Projeto Harvey, como se chama, inclui 20 grandes devedores do Novo Banco, dos quais 12 são créditos ligados ao setor imobiliário.

Novo Banco põe à venda carteira de crédito malparado de 640 milhões
Novo Banco
Autor: Redação

O Novo Banco pôs à venda uma nova carteira de crédito malparado de grandes devedores. O projeto Harvey, como foi designado, engloba empréstimos em situação de incumprimento com o valor bruto de 640 milhões de euros, sendo que estão em causa dívidas de 20 ‘single names’: oito créditos de empresas e 12 créditos ligados ao setor imobiliário.

Segundo o ECO, que cita várias fontes de mercado, o ‘teaser’ com as informações gerais desta carteira chegou à mão dos investidores nas últimas semanas. 

O próximo passo, que estará a decorrer atualmente, passa pela assinatura dos acordos de confidencialidade, o que permitirá aos investidores interessados ter acesso a informação mais detalhada sobre este portefólio, escreve a publicação.

De recordar que o Novo Banco, liderado por António Ramalho, vendeu nos últimos anos várias carteiras de crédito malparado, como por exemplo a Nata II, vendida ao fundo americano Davidson Kempner, com um desconto de 90%, e que também tinha vários créditos de grandes devedores, como a Sogema (Moniz da Maia) e a Imosteps (Luís Filipe Vieira).

De acordo com o ECO, com a venda do projeto Harvey, o Novo Banco pretende reduzir ainda mais o rácio de NPL (crédito malparado), que se situava nos 8% no final do primeiro trimestre deste ano. O objetivo passa por baixá-lo para os 5% nos próximos dois anos.